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Regras de Chapas FIFME

Regras da FIFME | Chapa Leva-Leva | Chapa 5 | Gol-Caixote | Liga de Chapas

Chapa Paulista

Regra adaptada da Regra Oficial da FIFME (para futebol de botão) com as seguintes instruções e modificações para prática de Chapas:

  • Duração das partidas:
    O tempo de jogo será de vinte (20) minutos divididos em duas etapas de dez (10) minutos . Em caso de necessidade de prorrogação, esta será de dez (10) minutos divididos em dois tempos de cinco (5) minutos corridos.
    • O cronometro será parado na marcação de gol e em momentos de recolocação das chapas.
  • Acionamento dos jogadores:
    Os jogadores (ou players) de Chapas são acionados com a a ponta dos dedos e unhas (totó), sendo permitido o uso dos dedos em forma de catapulta (dar peteleco) para pôr mais força no acionamento:
    • Toques:
      • Cada chapa só poderá ser acionada três vezes seguidas; se furar, poderá ser acionado mais três vezes após a furada (caso a equipe mantenha a posse de bola); em casos de rebote dentro da área, a chapa renovará sua sequência de três toques automaticamente;
      • Não há limite coletivo de toques;
      • É permitido "ponte" em finalizações para o gol;
    • Chute à gol: deverá ser executado depois que o goleiro adversário for reposicionado para tentar efetuar a defesa:
      • Ao defender, o goleiro só poderá atuar na pequena-área;
      • Quando o ataque estiver com posse da bola dentro da pequena-área, o goleiro terá de ser posicionado tocando a linha de gol;
      • Em caso de furada do ataque com a bola dentro da grande-área, a posse de bola será revertida para o goleiro;
      • No caso de rebote em que a bola pare dentro da área do goleiro, o ataque poderá finalizar sem que o goleiro possa ser ajeitado;
      • Em rebote da trave e escanteio olímpico, o goleiro não poderá ser ajeitado, conforme as disposições da regra FIFME 12x3 Toques Rebound;
    • Não há impedimento.
  • Goleiro:
    Para posição de goleiro, poderá se optar por dois tipos de goleiro:
    • Oficial: dentro das medidas e peso oficiais da prática de Chapas espanhola (feitos com tampa de garrafa pet);
    • Original: goleiro feito com outros tipos de tampa, ligeiramente fora do padrão.

  • Saída de bola:
    Nas saídas de bola no início e re-início(s) da partida em cada tempo de jogo ou após a marcação de gol(s), obrigatoriamente, apenas um (1) jogador deverá ficar dentro do grande círculo, sendo permitido finalizar a gol no primeiro toque.

  • Tiro de Meta:
    Qualquer chapa, incluindo o goleiro, pode executar o tiro de meta:
    • A cobrança deverá ser efetuada em qualquer ponto da área do goleiro.

  • Arrumação dos jogadores em campo:
    • Artigo 1 - Arrumação das chapas:
      Ao serem arrumados, os jogadores da mesma equipe devem respeitar a distância de 9cm (quatro dedos) entre si e de 2cm (uma chapa) dos adversários;
      • Parágrafo 1.1 - Os jogadores só poderão ser arrumados manualmente em campo durante as saídas de bola a partir do círculo central;
      • Parágrafo 1.2 - Em cobranças de laterais, cada equipe poderá mover uma (1) chapa, acionada por totó.
        • BACK: a chapa que cometer a infração back (veja abaixo) deverá ser reposicionada no ponto em que foi acionada e não poderá ser movida novamente;
    • Artigo 2 - Recolocação das Chapas:
      Durante a partida, a recolocação dos jogadores em campo deve obedecer às seguintes instruções abaixo. A prioridade da movimentação é sempre da equipe em posse da bola, e as duas equipes têm o mesmo número movimentos a cada jogada. O número abaixo não inclui a chapa à efetuar a reposição de bola:
      • Saída do meio: todas as chapas podem ser recolocadas manualmente;
      • Tiro-de-meta: uma (1) chapa pode ser reposicionada por totó;
      • Tiro-de-meta cedido em tiro a gol: todas as chapas podem ser recolocadas por totó, incluindo o goleiro;
      • Lateral: uma (1) chapa, por totó;
      • Escanteio: até quatro (4) chapas, por totó;
      • Falta Indireta: uma (1) chapa pode ser recolocada por totó;
      • Falta Indireta dentro da área: até quatro (4) chapas, por totó;
      • Falta direta: até quatro (4) chapas, manualmente:
        • Parágrafo 2.1: a defesa poderá optar em posicionar manualmente até três (3) chapas na barreira, distadas à quatro (4) dedos (9cm) da posição da cobrança (veja abaixo). Nesse caso, o ataque só pode reposicionar (1) uma chapa (por totó);
      • PS: tanto em laterais, tiros-de-meta ou faltas, se o técnico a efetuar a cobrança abdicar de reposicionar suas chapas, a defesa não poderá recolocá-las igualmente, à exceção do goleiro nas cobranças de escanteio (caso esteja dentro da área).
    • Artigo 3 - Back:
      Se, ao movimentar o jogador nas reposições de bola, a chapa acionadoa se chocar com qualquer outra chapa adversária, deverá ser reposicionada de volta (back) à posição original e a equipe perde o movimento.
    • Artigo 4 - Goleiro:
      O goleiro só poderá ser reposicionado manualmente nas seguintes situações:
      • Saídas do centro;
      • Tiro-de-meta, a fim de efetuar a cobrança;
      • Escanteio (para o adversário);
      • Falta direta (para o adversário);
      • Chutes à gol do adversário.
    • O goleiro pode atuar "em pé", ou seja, posicionado sobre a borda;
    • Quanto estiver em posse da bola na pequena área, a mesma poderá ser ajeitada manualmente na linha limítrofe e reposta em jogo pelo próprio goleiro;
      • O goleiro também pode atuar como chapa sempre que estiver deitado no gramado;
      • A bola que parar na pequena-área (ou área do goleiro) será de posse do goleiro.
    • Artigo 5 - Cobrança de penalidade máxima:
      Nas cobranças de penalidade máxima, o goleiro deverá ser posicionado de pé sobre a linha do gol:
      • É permitido ao goleiro bater pênalti como qualquer chapa.
  • Jogador capotado:
    • Artigo 1 - Depois de acionado, o jogador que ficar de ponta cabeça ou perder sua decoração poderá ser recolocado na posição correta e/ou a decoração recolocada.
  • Obstrução:
    Se, ao conduzir a bola ou após uma furada, o adversário obstruir a chapa que estava em posse da bola ao tentar buscá-la, será marcada falta indireta (em dois lances).
  • Barreira:
    • Artigo 1 - Faltas diretas no campo de ataque:
      O time defensor poderá optar por formar uma barreira anunciando tal fato em voz alta. Até três (3) chapas podem ser deslocadas para formar a barreira, que deverá ser posicionada à 9cm (quatro dedos) da posição da bola. Enquanto forma a barreira, o técnico à cobrar a falta também pode deslocar mais uma (1) chapa com fins táticos ou para tirá-lo do caminho da linha de tiro;
    • Artigo 2 - Não-formação de barreira em falta direta:
      Se a defesa NÃO optar pela formação de barreira, ambas equipes podem reposicionar até quatro (4) chapas antes da cobrança de falta, respeitando a prioridade de arrumação do ataque:
      • PS: o técnico à cobrar a falta não precisa esperar a defesa movimentar suas quatro chapas para executar a cobrança;
    • Artigo 3 - Se o atacante optar em não bater a gol, a falta pode ser batida sem recolocação dos jogadores. Nesse caso, não é necessário aguardar qualquer recolocação; o técnico defensor pode abdicar de montar barreira se achar desnecessário;
    • Artigo 4 - Falta indireta dentro da área:
      Nas faltas indiretas dentro da grande área de ataque, será permitida a movimentação de quatro (4) chapas por ambas as equipes, sendo que a defesa pode optar por formação de barreira. Nesse caso, a cobrança só se efetua após a autorização do técnico defensor.
  • Escanteio e Lateral:
    Na cobrança de escanteio, a bola cruzada na pequena-área poderá ser finalizada a gol sem que o goleiro possa ser ajeitado:
    • Nas cobranças de escanteio, o goleiro poderá de ser posicionado em qualquer ponto, tocando a linha de meta (caso esteja dentro da área);
    • Em cobranças de lateral do campo de ataque, a bola cruzada na pequena-área poderá ser finalizada a gol sem que o goleiro possa ser ajeitado.
  • Cartões:
    • Artigo 1 - Cartão Amarelo:
      • Parágrafo 1.1 - Chapa: Mostrado quando alguma chapa cometer falta-dupla.
      • Parágrafo 1.2 - Técnico: Advertência à conduta inadequada ou anti-ética; acionar jogador por meio de peteleco.
    • Artigo 2 - Cartão Vermelho:
      • Parágrafo 2.1 - Chapa: Mostrado a chapa que receber o segundo ou subsequentes cartões amarelos de sua equipe (coletivo); ejetar jogador adversário da mesa em dividida ou lance faltoso.
      • Parágrafo 2.2 - Técnico: W.O.: Aplicado ao técnico que mantenha conduta inadequada após já ter sido advertido com o cartão amarelo e/ou quebrar elementos do jogo ainda que involuntariamente.

Chapa Leva-Leva

Na modalidade Leva-Leva, a partida de Chapa segue as instruções acima descritas, adicionada das seguintes alternativas:

  • O campo de jogo consiste em uma mesa de madeira grande, típico de Futmesa para Regra Paulista, de medidas:
    • Máximas: 2,10 X 1,20 m;
    • Mínimas: 1,80 X 1,10 m.

  • As balizas do campo são as mesmas utilizadas no Futmesa, de medidas:
    • Altura: 50mm;
    • Largura: 125 mm;
    • Hastes largas.
  • O tempo de jogo será de duas etapas de quinze (15) minutos corridos. A prorrogação duas etapas de cinco (5) minutos.
  • A bola de jogo poderá ser uma pastilha, dado, bola de lã ou bola de feltro, todas em tamanho e peso proporcional à bola original do jogo de Chapas.
  • Não há limite de toques individuais ou coletivos de toques.
  • impedimento.

Chapa 5 Paulista

A modalidade Chapa 5 Paulista é equivalente à modalidade de futebol de salão, dessa forma, tem como base a Regra de Futsal FIFME e as disposições relativas ao Chapa Paulista descritas acima, adicionadas às instruções abaixo listadas:

  • Campo de jogo:
    Denominado "quadra", tamanho pequeno, medidas máximas de 0,90x0,60m, de preferência com linhas de quadra da futsal desenhadas, podendo ser carpetados os não.

  • Tempo de jogo:
    Dois tempos de cinco (5) minutos cronometrados, sendo o cronômetro parado sempre que a bola estiver fora de jogo. A prorrogação será de dois tempos de três (3) minutos igualmente cronometrados, todavia o cronômetro só para após gols ou faltas diretas.

  • Balizas:
    São as mesmas utilizadas no Futmesa Paulista, de medidas:
    • Altura: 50mm;
    • Largura: 125 mm.

  • Bola:
    Redonda de lã, dado ou pastilha; original de chapas em quadras carpetadas.

  • Número de jogadores em campo:
    Cada equipe é composta de quatro (4) jogadores de linha e um (1) goleiro.

  • Toques:
    Uma vez que a equipe tenha a posse de bola, o número máximo de toques será:
    • 6 toques coletivos + três (rebote);
    • 3 toques individuais;
      • PS: a finalização não poderá exceder os toques coletivos da equipe em qualquer hipótese, infração punível com falta técnica (indireta);
      • Em caso de rebote após o último toque (sexto), a equipe terá três (3) toques adicionais para finalizar a gol. Ao esgotar os três toques adicionais, a posse de bola será revertida ao adversário.

  • Recolocação das Chapas:
    Durante a partida, o número de movimentos para recolocação das chapas a cada jogada, excluíndo a chapa à efetuar a reposição de bola, será:
    • Saída do meio: todas as chapas podem ser recolocadas manualmente, incluindo o goleiro;
    • Tiro-de-meta: uma (1) chapa pode ser reposicionada por totó;
    • Tiro-de-meta cedido em tiro a gol: todas as chapas podem ser recolocadas por totó, incluindo o goleiro;
    • Lateral: uma (1) chapa por totó;
    • Escanteio: até duas (2) chapas por totó;
    • Falta Indireta: uma (1) chapa pode ser recolocada por totó;
    • Falta Indireta dentro da área: até três (3) chapas, manualmente;
    • Falta direta: até três (3) chapas, manualmente:
      • A defesa poderá optar em posicionar até três (3) chapas na barreira, distadas à quatro (4) dedos (9cm) da posição da cobrança (veja abaixo). Nesse caso, o ataque só poderá reposicionar (1) uma chapa (por totó);
    • PS: tanto em laterais, tiros-de-meta ou faltas, se o técnico a efetuar a cobrança abdicar de reposicionar suas chapas, a defesa não poderá recolocá-las igualmente, à exceção do goleiro nas cobranças de escanteio (caso esteja dentro da área).

  • Obstrução dentro da área:
    Na modalidade Chapa 5 a infração para obstrução dentro da àrea será a penalidade máxima.

  • Goleiro:
    Se, ao ser acionado, o goleiro sair da área, só poderá retornar a mesma por meio de totó, gastando um movimento de sua equipe:
    • Uma vez fora da área, o goleiro não pode ser ajeitado manualmente, caso o adversário pedir para o gol;
      • PS: para o goleiro ser considerado fora da área, deverá estar inteiramente aquém da linha delimitadora;
    • Em cobranças de pênalti, o goleiro deverá ser posicionado em pé sobre a linha de gol;
    • Se, em posse da bola dentro da área, o goleiro for acionado e furar, a posse será revertida para o adversário, exceto em cobranças de tiro de meta.
    • Artigo 1 - Para o gol: quando o adversário pedir para o gol, o reposicionamento do goleiro poderá ser executado das seguintes formas:
      • Em qualquer finalização, o goleiro pode ser ajeitado com um (1) totó ou mantido no lugar onde está, à faculdade de seu técnico;
      • Manualmente posicionado tocando a linha de gol com a borda, em finalizações de fora da área;
      • Manualmente de pé sobre a linha de gol, em finalizações de dentro da área.
  • Cartões e Contagem de Faltas: os cartões e as faltas são contados coletivamente (aplicados à equipe).
    • Cartão Amarelo:
      • Chapa: cometer falta dupla;
      • Técnico: conduta antidesportiva.
    • Cartão Vermelho:
      • Chapa: causar a ejeção de alguma chapa adversária da mesa; aplicável à chapa que receber o segundo cartão amarelo de sua equipe;
      • Técnico: segundo cartão amarelo; quebrar elementos da partida, mesmo não intencionalmente.
    • À partir do segundo cartão amarelo ou subsequente, será marcada falta direta à partir da linha de meia-lua ou marca de tiro-llivre, com o goleiro posicionado na linha de gol.
    • Contagem de faltas: à partir da terceira (3ª) falta coletiva, cada falta subsequente será punida com tiro-livre à partir da linha de meia-lua ou da marca de tiro-llivre, com o goleiro posicionado na linha de gol;
      • PS: falta dupla conta como duas faltas; tripla por três e assim por diante.

Chapa Gol-Caixote

Na modalidade "gol-caixote", segue-se as disposições do Chapa 5, jogando-se também em campo pequeno, equivalente ao Futsal de Mesa, em mesas do tipo "Estrelão", "Xalingão" ou similares. Utiliza-se cinco (5) players em campo, sendo um (1) deles, o goleiro-linha, uma chapa comum, igual aos demais players, e segue-se as instruções abaixo:

  • Gol-caixote:
    Traves pequenas, do tipo Gulliver de plástico, de medidas ~95x40mm.
  • Saída de jogo:
    Saída no estilo "Bangú", ou seja, à partir da área do goleiro.
  • Chute à gol:
    Só é permitido finalizar ao gol com a bola dentro da área adversária. O goleiro não pode ser ajeitado antes da finalização.
  • Número de toques:
    Segue o padrão 12x3 toques da regra Chapa 5.

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