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Regras de Futsal da FIFME

As regras para as competições da Liga de Futsal FIFME são iguais as Regras Oficiais de Futebol de Mesa FIFME adicionadas às instruções listadas abaixo.

Tópicos da Regra

I- Infra-Estrutura do Futsal

  • Quadra: As dimensões máximas das linhas limítrofes da quadra de futsal não podem ultrapassar 0,99 x 0,66 m;
  • Linhas: Dentro da área-do-goleiro, os desenhos da grande-área e pequena-área exercem sa mesmas funções das mesas convencionais (grandes e médias):
    • O desenho da meia-lua corresponde a marca de tiro-livre;
    • A linha paralela à linha central, em ambos lados da quadra, aquém do grande círculo, corresponde à linha dos três metros.
  • Balizas: Possuem medidas equivalentes ou iguais as da regra Paulista;
  • Bolas: Além das bolas redondas de feltro, EVA, microfibra ou lã, poderão ser utilizadas nas partidas de futsal:
    • "Bola Chata": pastilha, disco (tipo Gaúcho), peça de War ou botão de camisa;
    • Dadinho: bola quadrada.

II - A Equipe de Futsal

Apenas cinco (5) jogadores de linha (botões) e um (1) goleiro compõem a equipe titular de futsal:

  • Além dos jogadores titulares, a equipe de futsal poderá contar com jogadores reservas para serem substituídos durante o jogo;
  • Na modalidade Profissional, o número de jogadores de linha é quatro (4);
    • Os times profissionais, tipo argola/resinado fechado, poderão colocar em quadra no máximo 2 (dois) zagueiros (botões de diâmetro de 60mm) de forma simultânea na quadra.
  • Cada equipe poderá contar com até cinco (5) jogadores reservas de linha, e um goleiro-linha pin;
  • O goleiro de futsal é uma peça convencional em formato paralelepípedeo de medidas 7x3,5cm (modelo carioca);
    • Na modalidade Profissional, as medidas do goleiro são 8x3,5cm (modelo paulista).
  • Goleiro-Linha pin: botão pin, em formato profissional e com acabamento em resina, constituído de três a seis camadas (até 17mm de altura) e diâmetro máximo de 60mm.

III - Andamento da Partida

  • A duração do jogo será de dois tempos de cinco (5) minutos cada, a prorrogação - caso requerida - será de dois tempos de três (3) minutos cada, e a série inicial da decisão por pênaltis será de cinco (5) cobranças alternadas para cada equipe, seguindo-se de série única até que haja o desempate;
    • O cronómetro será parado sempre que a bola estiver fora de jogo:
      • Exceto na prorrogação, quando o cronómetro será parado apenas quando for anotado gol ou falta;
    • Na modalidade Profissional, a série inicial da penaltis será a mesma, contando com o goleiro para executar a quinta cobrança;
  • Quando do início ou re-início(s) da partida, somente dois jogadores poderão ficar dentro do grande-círculo para executar a saída-de-bola:
    • A equipe que der a saída só poderá finalizar à gol após a bola ultrapassar a linha do grande círculo.
  • Padrão 12x3: a cada posse de bola, cada equipe terá direito à doze (12) toques coletivos, sendo que cada botão terá direito a, no máximo, três (3) toques consecutivos;
    • Em caso de rebote para o ataque ao se esgotar o limite máximo de toques, a equipe terá direito a mais uma (1) finalização se;
      • A bola sair em escanteio, em rebote de escanteio olímpico;
        • Até dois (dois) botões do time atacante, além do botão incumbido da cobrança, podem ser movidos para tentar cabecear a bola no cruzamento do escanteio, podendo ambos serem posicionados em qualquer lugar, inclusive na pequena-área;
        • Os botões reposicionados nesta situação estão livres de qualquer distância regulamentar;
      • Se bater na trave e permanecer em posse do ataque, em lance de rebote da trave.
  • Após tocar na bola, o botão acionado poderá tocar em qualquer outro botão sem que haja penalidade de perda de toques.
    • Não é permitido ao botão acionado tocar em qualquer botão companheiro antes de tocar a bola, nem empurrar o companheiro à bola, neste caso, será dada reversão da posse-de-bola;
  • É permitido ricochetear o botão nas bordas da mesa como recurso de jogo para movimentar o jogador, alcançar a bola e/ou bater à gol ( PS: ou seja, é permitido fazer "tabela");
  • Artigo 3.1 - Arrumação dos Jogadores:
    • Quando em momento de arrumação dos jogadores em quadra, nenhum atacante poderá ser posicionado dentro da área adversária (no ataque).
    • A prioridade de arrumação é sempre dos botões da equipe à efetuar a saída ou reposição de bola, levando-se em conta a quadra inteira. Em seguida, a equipe à defender-se posiciona seus jogadores respeitando a distância miníma regulamentar de 7cm
      • Exceto se for no ponto perpendicular entre dois botões adversários, incluindo o goleiro e os botões de ambas equipes.
      • Na modalidade Profissional, a distância mínima será equivalente a do goleiro da equipe, no caso do modelo paulista, será de 8cm.
    • Reposição Lateral: em cobranças de lateral cedidos no campo de ataque, além do botão incumbido de repor a bola, cada equipe poderá reposicionar um (1) jogador livremente na quadra:
      • PS: a prioridade pertence ao time a repor a bola e a distância regulamentar deverá ser respeitada.
      • O técnico a efetuar a reposição poderá afastar qualquer botão, companheiro ou adversário, que não esteja dentro da distância regulamentar em relação ao local da cobrança;
      • A defesa poderá reposicionar um (1) botão independente do ataque optar por mover seu botão ou não.
  • Artigo 3.2 - Substituições:
    • Poderão ser feitas até três (3) substituições de jogadores de linha em partidas de futsal, incluíndo a punição de cartão azul;
    • As substituições de botões só podem ser feitas em momentos de arrumação dos jogodores em quadra, ou seja, em tiro-de-meta decorrente de finalização à gol e nas saídas de jogo;
    • O goleiro-linha pin poderá entrar em quadra no lugar do goleiro convencional, livremente, sempre que for executar cobrança de tiro-de-meta ou nas saídas de jogo, sem contabilizar a substituição.

  • Artigo 3.3 - Bola na Área-do-Goleiro:
    • A bola que parar dentro da pequena-área será de posse do goleiro em quaisquer circunstâncias;
    • A bola colocada pelo ataque dentro da grande-área (mas fora da pequena-área) é passível de finalização à gol com a obrigatoriedade da defesa posicionar o goleiro tocando a linha de gol em sua completa extensão frontal (ou seja, obrigatóriamente inteiramente dentro do gol):
      • O ataque terá um (1) toque para finalizar; se errar parcialmente e a bola permanecer dentro da área, será de posse automática do goleiro;
      • Em caso de furada do ataque com a bola na grande-área a posse-de-bola é peremptóriamente revertida ao goleiro.
    • A bola que, em qualquer lance, parar na grande-área, será de posse do goleiro, a menos que:
      • Esteja em posse do adversário;
      • Toque em um botão adversário posicionado dentro da grande-área, o qual então terá dois (2) toques (caso não tenha esgotado seus toques coletivos): um para ajeitar; outro para finalizar:
        • PS: Neste caso, o botão que recebeu a bola poderá utilizar o primeiro toque para ajeitar a bola para si mesmo ou para um companheiro finalizar.

IV - Goleiro

  • É permitido ao goleiro, quando este for detentor da posse-de-bola, rolar a mesma por debaixo de si como recurso de movimentação;
  • NÃO é permitido se mover (ajeitar) o goleiro ao recuar a bola para o mesmo;
  • A cobrança de tiro-de-meta e de faltas para a defesa dentro da área poderá ser efetuada de qualquer ponto da mesma, sendo de incumbência obrigatória do goleiro;
  • Nas saídas-de-bola do centro ou em tiro de meta concedido após finalização à gol, os goleiros de ambas as equipes devem ser posicionados dentro de suas respectivas áreas:
    • Nas quadras com demarcação da linha dos sete metros, o goleiro poderá ser posicionado em qualquer ponto no interior da mesma.
  • Artigo 4.1 - Goleiro-linha:
    Sempre que o goleiro estiver com a posse-de-bola, poderá ser posicionado em qualquer ponto da metade defensiva (exceto o circulo-central) após efetuar a reposição (obedecendo sempre a distância regulamentar aos demais botões), e em tal posição permanecer até o time adversário bater à gol e/ou a bola ficar em sua posse dentro da área.
    • É permitido qualquer jogador da equipe em posse da bola tabelar com o seu goleiro, ou seja, usá-lo como tabela;
    • Em qualquer momento em que o goleiro esteja atrapalhando a jogada de seu time ou técnico, ele poderá ser reposicionado de volta à pequena-área, exceto o goleiro-linha pin (ver abaixo).
    • Nas quadras com demarcação da linha dos três metros, o goleiro deverá respeitar sua demarcação ao ser posicionado;
    • Nas quadras com demarcação da linha dos sete metros, o goleiro deverá ser posicionado em qualquer ponto no interior da mesma. A demarcação dos sete metros se sobrepõe a dos três metros.

  • Artigo 4.2 - Goleiro-Linha Pin:
    • Se a equipe possuir um goleiro-linha em formato de botão pin, este poderá atuar como um botão convecional sempre que entrar em quadra;
    • A troca dos goleiros convencional e pin podem ser feitas em qualquer cobrança de tiro-de-meta ou saída de meio-campo em favor de sua equipe;
    • Quando o goleiro-linha pin estiver em quadra e o adversário pedir para finalizar ao gol, o goleiro convecional entra em quadra junto ao goleiro-linha apenas para defender a finalização do adversário, sendo imediatamente retirado da quadra após a batida ao gol;
    • Se o goleiro-linha pin avançar ao ataque e a equipe adversária recuperar a posse-de-bola, terá 1 (um) toque para finalizar ao gol sem que o goleiro convencional possa voltar à quadra, mesmo que a bolsa esteja posicionada no campo defensivo.

V - Faltas

  • A cobrança de qualquer falta direta deve ser efetuada, peremptóriamente, pelo jogador que sofreu a falta, à excessão de faltas cometidas sobre o goleiro convencional quando ele estiver fora da área, ou faltas dentro da área-do-goleiro, cobradas pelo goleiro.
  • Artigo 5.1 - Contagem de faltas:
    Na terceira (3ª) falta coletiva de uma equipe, e em todas subsequentes, será aplicada a punição de tiro-livre direto da linha da meia-lua ou da marca de tiro-livre, sendo obrigatório ao goleiro se posicionar com sua face traseira tocando a linha-de-gol em toda sua extensão (mas não inteiramente dentro do gol):
    • A penalidade ocorrida decorrente de terceira falta poderá ser cobrada ainda que esgotado o tempo regulamentar;
    • Serão computadas faltas para fins de contagem de faltas coletivas cada toque de um jogador em botões adversários sem antes tocar na bola (PS: por exemplo: se um jogador fizer "falta dupla" - tocar em dois botões adversários antes de tocar na bola -, serão computadas duas faltas);
    • A contagem de faltas não zera nos intervalos de meio temnpo nem na prorrogação, caso esta seja requerida.
    • Nas faltas de ataque que não tenham excedido o limite de três (3), a defesa poderá optar em posicionar a barreira, distada a um (1) palmo do local da cobrança:
      • Se a bola estiver posicionada a uma medida inferior a um palmo da linha de meta, a barreira poderá ser colocada junto ou ao lado do goleiro;
      • A bola que tocar na barreira e permanecer em jogo será de posse da defesa.

Adendos

  • Adendo 1 - Quadra de Futsal

As instruções à seguir são válidas para jogos disputados em quadras de Futsal de Mesa, ou seja, aquelas que, além das dimensões supracitadas para a prática de futsal de mesa, possuem o desenho original das linhas de uma quadra de futsal:

  • Dentro da área do goleiro, uma linha paralela distada de 54mm da linha-de-fundo (que deve ser traçada na quadra) e perpendicular às duas traves, exerce a mesma função da pequena-àrea dos campos convencionais (grandes e médios). Nela, o goleiro será posicionado em tiros-a-gol adversário de fora da área;
    • O goleiro pode ser posicionado livremente dentro desse retângulo sempre que precisar ser movido;
    • Dentro da pequena-área, o goleiro não precisa respeitar a distância regulamentar para os demais botões adversários;
      • Ao ser posicionado, o goleiro não precisa respeitar a distância regulamentar em relação aos botões de sua própria equipe, exceto em saídas do círculo central e em tiros de meta resultantes de tiro a gol;
    • Em quadras que não contarem com essa demarcação, o goleiro deverá ser posicionado à uma distância máxima equivalente a projeção da trave (5cm), afrente, em relação à linha de meta, delimitada lateralmente pelas balizas à direita e à esquerda da meta.
  • A Marca-de-Tiro-Livre é a linha traçada à frente (a 54mm) do limite da àrea do goleiro.
  • Adendo 2 - Saída de bola

Em todas competições de futsal que tenham como palco de disputa o Ginásio Futsal FIFME, as seguintes regras deverão ser obedecidas:

  • Quando do início ou re-início(s) da partida, a equipe que der a saída só poderá finalizar à gol após a bola ultrapassar a linha do grande círculo:
    • Se, na saída do centro, o bola cruzar a linha do grande círculo no primeiro (1º) toque, a posse-de-bola será revertida para a equipe adversária.

  • Adendo 3 - Futsal Profissional FIFME

As competições chanceladas pela Liga Profissional FIFME, no âmbito do Futsal, além das disposições listadas acima no presente texto, deverão obedecer às seguintes instruções listadas à seguir:

  • As competições descritas como "profissionais" podem ser disputadas por botões de medidas de diâmetro máximas respectivas de 54mm para atacantes e 60mm para zagueiros, incluindo qualquer tipo de modelo (argola, resinado, tampa, cavador, pin etc), seguindo as seguintes regras adicionais.

  • Cada equipe titular será formada por quatro (4) jogadores de linha (botões) e um (1) goleiro:
    • O goleiro deverá ser "grande" (goleirão), de medidas: 80x35x15mm (modelo paulista);
      • Em disputas de ida e volta, poderá se adotar a fórmula na qual a equipe visitante joga com o "goleirinho" de 70x35x15mm (modelo carioca);
    • A equipe só poderá atuar com, no máximo, dois (2) zagueiros de 60mm em quadra simultâneamente;
    • O número de substituíções de jogadores durante as partidas é três (3), incluíndo as obrigatórias em caso de aplicação do cartão azul;
    • A distância regulamentar a ser obedecida pelos jogadores para fins de arrumação e posicionamento em quadra será de 8cm;
      • Essa distância se aplica a todos os botões e ao espaço completo da quadra, exceto ao goleiro, quando o mesmo estiver posicionado no retângulo interno de sua área.

  • Cobranças de pênaltis: serão executadas cinco (5) cobranças na série inicial dos desempates em penalidades máximas, contando com o goleiro para completar as cinco batidas:
    • As cobranças de pênaltis serão computadas para fins de contagem de artilharia.

  • Escanteio: em cobranças de encanteio olímpico, a equipe a efetuar a batida poderá posicionar um (1) botão dentro da área, incluindo a pequena-área, para efetuar o cabeceio à gol, além do botão incumbido de realizar a cobrança:
    • O botão reposicionado nesta situação está livre de qualquer distância regulamentar.

  • Saídas de jogo pelo círculo central: os botões, na sua metade da quadra, deverão ser posicionados respeitando-se a distância de 8cm entre si (exceto os posicionados no interior do círculo central) e colados a quaisquer uma das linhas da quadra, incluíndo as laterais, a linha de fundo, a área do goleiro e a sua metade do círculo central, observando-se as seguintes disposições:
    • O time a dar a saída deve posicionar três (3) botões dentro do círculo central, encostados na linha divisória de quadra. O saída de bola deverá ser executada pelo botão posicionado no meio (Figura 1):

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Figura 1

      • As disposições de uso do círculo central descritas neste tópico não se aplicam para as quadras que disponham a linha dos três metros (veja abaixo).

  • Adendo 4 - Linha dos Três Metros

    São as linhas traçadas em paralelo à linha central, em ambos lados da quadra, pouco aquém do círculo central, demarcadas nas novas quadras da FIFME, incluindo a Quadra 3 e o ginásio Olliverzinho. A demarcação de três metros implica nas seguintes modificações de aplicação da regra de Futsal:

  • Saída de bola do círculo-central:
    • O time a dar saída de jogo poderá posicionar três jogadores dentro da linha dos três metros. Desses três, até dois podem ocupar o círculo central, sem ultrapassar a linha divisória de quadra;
    • O time defensor deverá posicionar seus quatro botões atrás da linha dos três metros (Figura 2);
    • Ao dar a saída, a bola poderá sair do círculo central no primeiro toque, mas se ultrapassar a linha dos três metros, a posse de bola será revertida ao adversário;
      • O time a dar saída somente poderá finalizar à gol somente após a bola sair do grande círculo.
  • Goleiro:
    • O goleiro deve ser posicionado atrás da linha dos sete metros (veja abaixo) em todas as saídas de bola e nas cobranças de tiro de meta do adversário;
    • A bola que parar dentro da área do goleiro com posse de bola da defesa, será automaticamente de posse do goleiro;
      • PS: o time com a posse da bola pode recuá-la ao goleiro simplesmente rolando a pelota para dentro da área, sem necessidade dela tocar no goleiro para ficar em posse do mesmo.

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Figura 2

  • Adendo 5 - Linha dos Sete Metros

    Linha formada por três traços a frente da linha demarcatória da área do goleiro em ambos lados da quadra, em forma de meia lua, demarcadas no ginásio Olliverzinho (Figura 2). Essa demarcação atende aos seguintes propósitos:

    • Marca de tiro livre: na execução de uma cobrança de tiro-livre decorrente de falta punível com tiro-livre da marca de tiro-livre, a bola deverá ser posicionada sobre o traço central da linha dos sete metros:
      • O goleiro defensor deverá ser posicionando com a face traseira tocando a linha-de-gol em toda sua extensão (mas não inteiramente dentro do gol).
    • Goleiro: linha limítrofe para posicionamento do goleiro:
      • Quando em posse de bola, o goleiro pode avançar até a linha dos sete metros antes de recolocá-la em jogo;
      • Após repor a bola em jogo, o goleiro pode ser posicionado em qualquer parte da quadra defensiva, atrás da linha dos sete metros;
      • Sempre que for posicionado para defender uma finalização à gol do time adversário, o goleiro pode ser mantido na posição em que estiver antes do pedido à gol, à faculdade de seu técnico:
        • Em finalizações de fora da área, o goleiro deve ser posicionado dentro da área demarcatória no interior da mesma, na área retangular projetada a frente das balizas (dentro da pequena área);
        • Em finalizações de dentro da área, o goleiro deve ser reposicionado com a face frontal tocando a linha-de-gol em toda sua extensãol (inteiramente dentro do gol):
          • Se a bola parar em cima do goleiro assim posicionado, aquém da linha de gol, será anotado o gol.
      • O goleiro só obterá posse de bola entre a linha da área e a linha dos sete metros quando a bola tocar o mesmo;
      • Se a bola tocar no goleiro dentro da área e rolar para fora da mesma, não será de posse do goleiro, mesmo que permaneça dento da linha dos sete metros.
    • Faltas: qualquer falta de ataque entre a linha da área e a linha de sete metros será punida com tiro-livre da marca de tiro-livre:
      • Basta o botão estar posicionado mínima ou parcialmente sobre a linha dos sete metros para ser considerado no interior da mesma (o mesmo vale para a linha da área, onde a infração é punível com a penalidade máxima).
  • Adendo 6 - Disposições para Botões Resinados

    Em campeonatos disputados entre botões profissionais (resinados, argolas, cavadores/puxadores, e/ou de diâmetro 53/60mm), as seguintes disposições deverão ser aplicadas:

    • Contagem de toques: será utilizado o padrão 6x3+3 toques:
      • Seis toques coletivos;
      • Três toques individuais consecutivos por botão;
      • Três toques adicionais em caso de rebote após conclusão à gol no sexto toque coletivo (incluindo as disposições de escanteio olímpico).
    • Saída de Bola: o time a dar saída somente poderá finalizar à gol após a bola ultrapassar a linha dos três metros:
      • PS: lembrando que, se a bola ultrapassar a linha dos três metros no toque inicial, será reversão da posse de bola.
    • Escanteio: em cobranças de encanteio olímpico, a equipe a efetuar a batida poderá posicionar um (1) botão dentro da área, incluindo a pequena-área, para efetuar o cabeceio à gol, além do botão incumbido de realizar a cobrança:
      • O botão reposicionado nesta situação está livre de qualquer distância regulamentar;
      • Caso seja efeituado um passe ao botão deslocado para o interior da área, ele poderá finalizar em um segundo lance ou efetuar um novo passe dentro do limite de três toques adicionais previstos para a situação se a bola não parar no interior da pequena-área, revertendo a posse ao goleiro. Todavia, no segundo ou terceiro toque, o goleiro poderá ser ajeitado antes da finalização.

    • Arrumação dos jogadores: será aplicado o seguinte padrão de arrumação dos botões:
      • Em tiros de meta resultantes de tiro a gol, cada equipe poderá reposicionar apenas dois (2) botões, movendo-os do ataque para a defesa, à faculdade de seu técnico:
        • O goleiro pode ser reposicionado livremente;
        • Botões que não estejam dentro da distância mínima regulamentar deverão ser afastados dentro da medida pré-estipulada;
        • Botões que estejam fora das quatro linhas podem ser posicionados na parte interna adjacente à linha;
        • Botões que estejam dentro da área deverão ser movidos para a parte exterior adjacente à respectiva línha demarcatória:
          • PS: a distância regulamentar não se aplica ao posicionar um botão na linha perpendicular entre dois botões adversários.
  • Adendo 7 - Botões tampa / Ginásio Olliverzinho

    Em campeonatos disputados entre botões tampa (estilo Crack's/ Brianezi) no ginásio Olliverzinho, cada equipe atuará com cinco (5) botões em quadra, além do goleiro.

 


Disposições para Círculo Central Duplo

  • Quando do início ou re-início(s) da partida, a equipe que der a saída só poderá finalizar à gol após a bola ultrapassar a linha do grande círculo;
  • Se, na saída, o bola cruzar a linha do pequeno círculo no primeiro (1º) toque, a posse-de-bola será revertida para a equipe adversária.

    Parágrafo 2.1 - Círculo-central Duplo:

  • A demarcação de um círculo interno ao círculo-central da quadra tem função na arrumação dos jogadores no início e re-início(s) da partida:
    • Instrução 1-) Equipe à dar saída: possui prioridade no posicionamento de seus botões em quadra; dois (2) jogadores devem se posicionar dentro do grande-círculo, dos quais ao menos um (1) deve estar totalmente dentro do pequeno-círculo (veja figura 1);
    • Instrução 2-) Adversário: deve posicionar dois (2) jogadores entre os dois circulos, e eles devem obedecer a distância regulamentar de 7cm entre si (veja Figura 1);
    • Instrução 3-) Um botão de cada equipe deve ser posicionado tocando uma das linhas-laterais de seu campo à pelo menos 3cm da linha-central divisória, respeitando a distância regulamentar aos demais;
    • Instrução 4-) Um botão de cada equipe deve ser posicionado tocando um dos corners entre la linha-central divisória e o círculo central, respeitando a distância regulamentar aos demais;
    • À excessão dos jogadores dentro do círculo-central, os demais botões devem ser posicionados respeitando a distância regulamentar de 7cm entre os demais botões e entre si;
    • Apenas um (1) botão de cada equipe pode ser posicionado a beira da linha-divisória de quadra;
      • As disposições listadas neste parágrafo também são válidas para as disputas profissionais cujos times se compõem de quatro (4) jogadores de linha, neste caso, a distância mínima obrigatória entre os botões será de 8cm (veja figura 2).

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Figura 1

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Figura 2

  • As disposições sobre o uso do círculo central duplo foram revogadas da Regra do Futsal em 2022, a partir da disputa da IV Liga Europa Interclubes. Porém, podem ser aplicadas de maneira opcional, conforme a regulamentação de cada competição.

Texto revisado em 17/04/2023.


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