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Regras de Futsal da FIFME
As regras para as competições da Liga
de Futsal FIFME são iguais as Regras
Oficiais de Futebol de Mesa FIFME adicionadas às instruções
listadas abaixo.
Tópicos da Regra
I- Infra-Estrutura do Futsal
- Quadra: As dimensões máximas das linhas
limítrofes da quadra de futsal não podem ultrapassar 0,99
x 0,66 m;
- Linhas: Dentro da área-do-goleiro, os desenhos
da grande-área e pequena-área exercem sa mesmas funções
das mesas convencionais (grandes e médias):
- O desenho da meia-lua corresponde a marca de tiro-livre;
- A linha paralela à linha central, em ambos lados da quadra,
aquém do grande círculo, corresponde à linha
dos três metros.
- Balizas: Possuem medidas equivalentes ou iguais as
da regra Paulista;
- Bolas: Além das bolas redondas de feltro,
EVA, microfibra ou lã, poderão ser utilizadas nas partidas
de futsal:
- "Bola Chata": pastilha, disco (tipo Gaúcho),
peça de War ou botão de camisa;
- Dadinho: bola quadrada.
II - A Equipe de Futsal
Apenas cinco (5) jogadores de linha (botões) e um (1) goleiro
compõem a equipe titular de futsal:
- Além dos jogadores titulares, a equipe de futsal poderá
contar com jogadores reservas para serem substituídos durante
o jogo;
- Na modalidade Profissional, o número de jogadores
de linha é quatro (4);
- Os times profissionais, tipo argola/resinado fechado, poderão
colocar em quadra no máximo 2 (dois) zagueiros (botões
de diâmetro de 60mm) de forma simultânea na quadra.
- Cada equipe poderá contar com até cinco (5) jogadores
reservas de linha, e um goleiro-linha pin;
- O goleiro de futsal é uma peça convencional em formato
paralelepípedeo de medidas 7x3,5cm (modelo carioca);
- Na modalidade Profissional, as medidas do goleiro são
8x3,5cm (modelo paulista).
- Goleiro-Linha pin: botão pin, em formato
profissional e com acabamento em resina, constituído de três
a seis camadas (até 17mm de altura) e diâmetro máximo
de 60mm.
III - Andamento da Partida
- A duração do jogo será de dois tempos de cinco
(5) minutos cada, a prorrogação - caso requerida - será
de dois tempos de três (3) minutos cada, e a série inicial
da decisão por pênaltis será de cinco (5) cobranças
alternadas para cada equipe, seguindo-se de série única
até que haja o desempate;
- O cronómetro será parado sempre que a bola estiver
fora de jogo:
- Exceto na prorrogação, quando o cronómetro
será parado apenas quando for anotado gol ou falta;
- Na modalidade Profissional, a série inicial da penaltis
será a mesma, contando com o goleiro para executar a quinta
cobrança;
- Quando do início ou re-início(s) da partida, somente
dois jogadores poderão ficar dentro do grande-círculo
para executar a saída-de-bola:
- A equipe que der a saída só poderá finalizar
à gol após a bola ultrapassar a linha
do grande círculo.
- Padrão 12x3: a cada posse de bola, cada equipe
terá direito à doze (12) toques coletivos, sendo que cada
botão terá direito a, no máximo, três (3)
toques consecutivos;
- Em caso de rebote para o ataque ao se esgotar
o limite máximo de toques, a equipe terá direito a
mais uma (1) finalização se;
- A bola sair em escanteio, em rebote de escanteio olímpico;
- Até dois (dois) botões do time atacante,
além do botão incumbido da cobrança,
podem ser movidos para tentar cabecear a bola no cruzamento
do escanteio, podendo ambos serem posicionados em qualquer
lugar, inclusive na pequena-área;
- Os botões reposicionados nesta situação
estão livres de qualquer distância regulamentar;
- Se bater na trave e permanecer em posse do ataque, em lance
de rebote da trave.
- Após tocar na bola, o botão acionado poderá tocar
em qualquer outro botão sem que haja penalidade de perda de toques.
- Não é permitido ao botão
acionado tocar em qualquer botão companheiro antes de tocar
a bola, nem empurrar o companheiro à bola, neste caso, será
dada reversão da posse-de-bola;
- É permitido ricochetear o botão nas bordas da mesa como
recurso de jogo para movimentar o jogador, alcançar a bola e/ou
bater à gol ( PS: ou seja, é
permitido fazer "tabela");
- Artigo 3.1 - Arrumação dos
Jogadores:
- Quando em momento de arrumação dos jogadores em
quadra, nenhum atacante poderá ser posicionado dentro da
área adversária (no ataque).
- A prioridade de arrumação é sempre dos botões
da equipe à efetuar a saída ou reposição
de bola, levando-se em conta a quadra inteira. Em seguida,
a equipe à defender-se posiciona seus jogadores respeitando
a distância miníma regulamentar de 7cm
- Exceto se for no ponto perpendicular entre
dois botões adversários, incluindo o goleiro e
os botões de ambas equipes.
- Na modalidade Profissional, a distância mínima
será equivalente a do goleiro da equipe, no caso do modelo
paulista, será de 8cm.
- Reposição Lateral: em cobranças
de lateral cedidos no campo de ataque, além do botão
incumbido de repor a bola, cada equipe poderá reposicionar
um (1) jogador livremente na quadra:
- PS: a prioridade pertence ao time a repor a bola e a distância
regulamentar deverá ser respeitada.
- O técnico a efetuar a reposição poderá
afastar qualquer botão, companheiro ou adversário,
que não esteja dentro da distância regulamentar
em relação ao local da cobrança;
- A defesa poderá reposicionar um (1) botão independente
do ataque optar por mover seu botão ou não.
- Artigo 3.2 - Substituições:
- Poderão ser feitas até três (3) substituições
de jogadores de linha em partidas de futsal, incluíndo a
punição de cartão azul;
- As substituições de botões só podem
ser feitas em momentos de arrumação dos jogodores
em quadra, ou seja, em tiro-de-meta decorrente de finalização
à gol e nas saídas de jogo;
- O goleiro-linha pin poderá entrar em quadra no
lugar do goleiro convencional, livremente, sempre que for executar
cobrança de tiro-de-meta ou nas saídas de jogo, sem
contabilizar a substituição.
- Artigo 3.3 - Bola na Área-do-Goleiro:
- A bola que parar dentro da pequena-área será de
posse do goleiro em quaisquer circunstâncias;
- A bola colocada pelo ataque dentro da grande-área
(mas fora da pequena-área) é passível de finalização
à gol com a obrigatoriedade da defesa posicionar o goleiro
tocando a linha de gol em sua completa extensão frontal (ou
seja, obrigatóriamente inteiramente dentro do gol):
- O ataque terá um (1) toque para finalizar; se errar
parcialmente e a bola permanecer dentro da área, será
de posse automática do goleiro;
- Em caso de furada do ataque com a bola na
grande-área a posse-de-bola é peremptóriamente
revertida ao goleiro.
- A bola que, em qualquer lance, parar na grande-área, será
de posse do goleiro, a menos que:
- Esteja em posse do adversário;
- Toque em um botão adversário posicionado dentro
da grande-área, o qual então terá dois
(2) toques (caso não tenha esgotado seus toques coletivos):
um para ajeitar; outro para finalizar:
- PS: Neste caso, o botão que recebeu a bola poderá
utilizar o primeiro toque para ajeitar a bola para si mesmo
ou para um companheiro finalizar.
IV - Goleiro
- É permitido ao goleiro, quando este for detentor da posse-de-bola,
rolar a mesma por debaixo de si como recurso de movimentação;
- NÃO é permitido se mover (ajeitar)
o goleiro ao recuar a bola para o mesmo;
- A cobrança de tiro-de-meta e de faltas para a defesa dentro
da área poderá ser efetuada de qualquer ponto da mesma,
sendo de incumbência obrigatória do goleiro;
- Nas saídas-de-bola do centro ou em tiro de meta concedido após
finalização à gol, os goleiros de ambas as equipes
devem ser posicionados dentro de suas respectivas áreas:
- Nas quadras com demarcação da linha dos sete
metros, o goleiro poderá ser posicionado em qualquer
ponto no interior da mesma.
- Artigo 4.1 - Goleiro-linha:
Sempre que o goleiro estiver com a posse-de-bola, poderá ser
posicionado em qualquer ponto da metade defensiva (exceto o circulo-central)
após efetuar a reposição (obedecendo sempre a distância
regulamentar aos demais botões), e em tal posição
permanecer até o time adversário bater à gol e/ou
a bola ficar em sua posse dentro da área.
- É permitido qualquer jogador da equipe em posse da bola
tabelar com o seu goleiro, ou seja, usá-lo como tabela;
- Em qualquer momento em que o goleiro esteja atrapalhando a jogada
de seu time ou técnico, ele poderá ser reposicionado
de volta à pequena-área, exceto o goleiro-linha pin
(ver abaixo).
- Nas quadras com demarcação da linha dos três
metros, o goleiro deverá respeitar sua demarcação
ao ser posicionado;
- Nas quadras com demarcação da linha dos sete
metros, o goleiro deverá ser posicionado em qualquer
ponto no interior da mesma. A demarcação dos sete
metros se sobrepõe a dos três metros.
- Artigo 4.2 - Goleiro-Linha
Pin:
- Se a equipe possuir um goleiro-linha em formato de botão
pin, este poderá atuar como um botão convecional
sempre que entrar em quadra;
- A troca dos goleiros convencional e pin podem ser feitas
em qualquer cobrança de tiro-de-meta ou saída de meio-campo
em favor de sua equipe;
- Quando o goleiro-linha pin estiver em quadra e o adversário
pedir para finalizar ao gol, o goleiro convecional entra em quadra
junto ao goleiro-linha apenas para defender a finalização
do adversário, sendo imediatamente retirado da quadra após
a batida ao gol;
- Se o goleiro-linha pin avançar ao ataque e a equipe
adversária recuperar a posse-de-bola, terá 1 (um)
toque para finalizar ao gol sem que o goleiro convencional possa
voltar à quadra, mesmo que a bolsa esteja posicionada
no campo defensivo.
V - Faltas
- A cobrança de qualquer falta direta deve ser efetuada, peremptóriamente,
pelo jogador que sofreu a falta, à excessão de faltas
cometidas sobre o goleiro convencional quando ele estiver fora da área,
ou faltas dentro da área-do-goleiro, cobradas pelo goleiro.
- Artigo 5.1 - Contagem de faltas:
Na terceira (3ª) falta coletiva de uma equipe, e em todas subsequentes,
será aplicada a punição de tiro-livre direto da
linha da meia-lua ou da marca de tiro-livre, sendo obrigatório
ao goleiro se posicionar com sua face traseira tocando a linha-de-gol
em toda sua extensão (mas não inteiramente dentro do gol):
- A penalidade ocorrida decorrente de terceira falta poderá
ser cobrada ainda que esgotado o tempo regulamentar;
- Serão computadas faltas para fins de contagem de faltas
coletivas cada toque de um jogador em botões adversários
sem antes tocar na bola (PS: por exemplo: se um
jogador fizer "falta dupla" - tocar em dois botões
adversários antes de tocar na bola -, serão computadas
duas faltas);
- A contagem de faltas não zera nos intervalos
de meio temnpo nem na prorrogação, caso esta seja
requerida.
- Nas faltas de ataque que não tenham excedido o limite de
três (3), a defesa poderá optar em posicionar a barreira,
distada a um (1) palmo do local da cobrança:
- Se a bola estiver posicionada a uma medida inferior a um palmo
da linha de meta, a barreira poderá ser colocada junto
ou ao lado do goleiro;
- A bola que tocar na barreira e permanecer em jogo será
de posse da defesa.
Adendos
- Adendo 1 - Quadra
de Futsal
As instruções à seguir são válidas
para jogos disputados em quadras
de Futsal de Mesa, ou seja, aquelas que, além das dimensões
supracitadas para a prática de futsal de mesa, possuem o desenho
original das linhas de uma quadra de futsal:
- Dentro da área do goleiro, uma linha paralela distada de 54mm
da linha-de-fundo (que deve ser traçada na quadra) e perpendicular
às duas traves, exerce a mesma função da pequena-àrea
dos campos convencionais (grandes e médios). Nela, o goleiro
será posicionado em tiros-a-gol adversário de fora da
área;
- O goleiro pode ser posicionado livremente dentro desse retângulo
sempre que precisar ser movido;
- Dentro da pequena-área, o goleiro não precisa respeitar
a distância regulamentar para os demais botões adversários;
- Ao ser posicionado, o goleiro não
precisa respeitar a distância regulamentar em relação
aos botões de sua própria equipe, exceto
em saídas do círculo central e em tiros de meta
resultantes de tiro a gol;
- Em quadras que não contarem com essa demarcação,
o goleiro deverá ser posicionado à uma distância
máxima equivalente a projeção da trave (5cm),
afrente, em relação à linha de meta, delimitada
lateralmente pelas balizas à direita e à esquerda
da meta.
- A Marca-de-Tiro-Livre é a linha traçada
à frente (a 54mm) do limite da àrea do goleiro.
Em todas competições de futsal que tenham como palco de
disputa o Ginásio
Futsal FIFME, as seguintes regras deverão ser obedecidas:
- Quando do início ou re-início(s) da partida, a equipe
que der a saída só poderá finalizar à gol
após a bola ultrapassar a linha do grande
círculo:
- Se, na saída do centro, o bola cruzar a linha
do grande círculo no primeiro (1º) toque,
a posse-de-bola será revertida para a equipe adversária.
- Adendo 3 -
Futsal Profissional FIFME
As competições chanceladas pela Liga
Profissional FIFME, no âmbito do Futsal,
além das disposições listadas acima no presente texto,
deverão obedecer às seguintes instruções listadas
à seguir:
- As competições descritas como "profissionais"
podem ser disputadas por botões de medidas de diâmetro
máximas respectivas de 54mm para atacantes e 60mm para zagueiros,
incluindo qualquer tipo de modelo (argola, resinado, tampa, cavador,
pin etc), seguindo as seguintes regras adicionais.
- Cada equipe titular será formada por quatro (4) jogadores de
linha (botões) e um (1) goleiro:
- O goleiro deverá ser "grande" (goleirão),
de medidas: 80x35x15mm (modelo paulista);
- Em disputas de ida e volta, poderá se adotar
a fórmula na qual a equipe visitante joga com o "goleirinho"
de 70x35x15mm (modelo carioca);
- A equipe só poderá atuar com, no máximo,
dois (2) zagueiros de 60mm em quadra simultâneamente;
- O número de substituíções de jogadores
durante as partidas é três (3), incluíndo as
obrigatórias em caso de aplicação do cartão
azul;
- A distância regulamentar a ser obedecida pelos jogadores
para fins de arrumação e posicionamento em quadra
será de 8cm;
- Essa distância se aplica a todos os botões e
ao espaço completo da quadra, exceto ao goleiro, quando
o mesmo estiver posicionado no retângulo interno de sua
área.
- Cobranças de pênaltis: serão
executadas cinco (5) cobranças na série inicial dos desempates
em penalidades máximas, contando com o goleiro para completar
as cinco batidas:
- As cobranças de pênaltis serão computadas
para fins de contagem de artilharia.
- Escanteio: em cobranças de encanteio olímpico,
a equipe a efetuar a batida poderá posicionar um (1) botão
dentro da área, incluindo a pequena-área, para efetuar
o cabeceio à gol, além do botão incumbido de realizar
a cobrança:
- O botão reposicionado nesta situação está
livre de qualquer distância regulamentar.
- Saídas de jogo pelo círculo central:
os botões, na sua metade da quadra, deverão ser posicionados
respeitando-se a distância de 8cm entre si (exceto os posicionados
no interior do círculo central) e colados a
quaisquer uma das linhas da quadra, incluíndo as laterais, a
linha de fundo, a área do goleiro e a sua metade do círculo
central, observando-se as seguintes disposições:
- O time a dar a saída deve posicionar três (3) botões
dentro do círculo central, encostados na linha divisória
de quadra. O saída de bola deverá ser executada pelo
botão posicionado no meio (Figura 1):
Figura 1
- As disposições de uso do círculo central
descritas neste tópico não
se aplicam para as quadras que disponham a linha dos três
metros (veja abaixo).
- Adendo 4 - Linha dos Três Metros
São as linhas traçadas em paralelo à linha central,
em ambos lados da quadra, pouco aquém do círculo central,
demarcadas nas novas quadras da FIFME, incluindo a Quadra 3
e o ginásio Olliverzinho. A demarcação
de três metros implica nas seguintes modificações
de aplicação da regra de Futsal:
- Saída de bola do círculo-central:
- O time a dar saída de jogo poderá posicionar três
jogadores dentro da linha dos três metros. Desses três,
até dois podem ocupar o círculo central, sem
ultrapassar a linha divisória de quadra;
- O time defensor deverá posicionar seus quatro botões
atrás da linha dos três metros (Figura 2);
- Ao dar a saída, a bola poderá sair do círculo
central no primeiro toque, mas se ultrapassar a linha dos três
metros, a posse de bola será revertida ao adversário;
- O time a dar saída somente poderá finalizar
à gol somente após a bola sair do grande
círculo.
- Goleiro:
- O goleiro deve ser posicionado atrás da linha dos sete
metros (veja abaixo) em todas as saídas de bola e nas
cobranças de tiro de meta do adversário;
- A bola que parar dentro da área do goleiro com posse de
bola da defesa, será automaticamente de posse do goleiro;
- PS: o time com a posse da bola pode recuá-la ao goleiro
simplesmente rolando a pelota para dentro da área, sem
necessidade dela tocar no goleiro para ficar em posse do mesmo.
Figura 2
- Adendo 5 - Linha dos Sete Metros
Linha formada por três traços a frente da linha demarcatória
da área do goleiro em ambos lados da quadra, em forma de meia
lua, demarcadas no ginásio Olliverzinho (Figura 2).
Essa demarcação atende aos seguintes propósitos:
- Marca de tiro livre: na execução
de uma cobrança de tiro-livre decorrente de falta punível
com tiro-livre da marca de tiro-livre, a bola deverá ser posicionada
sobre o traço central da linha dos sete metros:
- O goleiro defensor deverá ser posicionando com a face
traseira tocando a linha-de-gol em toda sua extensão (mas
não inteiramente dentro do gol).
- Goleiro: linha limítrofe para posicionamento
do goleiro:
- Quando em posse de bola, o goleiro pode avançar até
a linha dos sete metros antes de recolocá-la em jogo;
- Após repor a bola em jogo, o goleiro pode ser posicionado
em qualquer parte da quadra defensiva, atrás da linha dos
sete metros;
- Sempre que for posicionado para defender uma finalização
à gol do time adversário, o goleiro pode ser mantido
na posição em que estiver antes do pedido à
gol, à faculdade de seu técnico:
- Em finalizações de fora da área, o goleiro
deve ser posicionado dentro da área demarcatória
no interior da mesma, na área retangular projetada a
frente das balizas (dentro da pequena área);
- Em finalizações de dentro da área, o
goleiro deve ser reposicionado com a face frontal tocando a
linha-de-gol em toda sua extensãol (inteiramente
dentro do gol):
- Se a bola parar em cima do goleiro assim posicionado,
aquém da linha de gol, será anotado o gol.
- O goleiro só obterá posse de bola entre a linha
da área e a linha dos sete metros quando a bola tocar o mesmo;
- Se a bola tocar no goleiro dentro da área e rolar para
fora da mesma, não será de posse
do goleiro, mesmo que permaneça dento da linha dos sete metros.
- Faltas: qualquer falta de ataque entre a linha
da área e a linha de sete metros será punida com tiro-livre
da marca de tiro-livre:
- Basta o botão estar posicionado mínima ou parcialmente
sobre a linha dos sete metros para ser considerado no interior
da mesma (o mesmo vale para a linha da área, onde a infração
é punível com a penalidade máxima).
- Adendo 6 - Disposições
para Botões Resinados
Em campeonatos disputados entre botões profissionais (resinados,
argolas, cavadores/puxadores, e/ou de diâmetro 53/60mm), as
seguintes disposições deverão ser aplicadas:
- Contagem de toques: será utilizado o padrão
6x3+3 toques:
- Seis toques coletivos;
- Três toques individuais consecutivos por botão;
- Três toques adicionais em caso de rebote após
conclusão à gol no sexto toque coletivo (incluindo
as disposições de escanteio olímpico).
- Saída de Bola: o time a dar saída
somente poderá finalizar à gol após
a bola ultrapassar a linha dos três metros:
- PS: lembrando que, se a bola ultrapassar a linha dos três
metros no toque inicial, será reversão da posse
de bola.
- Escanteio: em cobranças de encanteio
olímpico, a equipe a efetuar a batida poderá
posicionar um (1) botão dentro da área, incluindo
a pequena-área, para efetuar o cabeceio à gol, além
do botão incumbido de realizar a cobrança:
- O botão reposicionado nesta situação
está livre de qualquer distância regulamentar;
- Caso seja efeituado um passe ao botão deslocado para
o interior da área, ele poderá finalizar em um
segundo lance ou efetuar um novo passe dentro do limite de três
toques adicionais previstos para a situação se
a bola não parar no interior da pequena-área,
revertendo a posse ao goleiro. Todavia, no
segundo ou terceiro toque, o goleiro poderá ser ajeitado
antes da finalização.
- Arrumação dos jogadores: será
aplicado o seguinte padrão de arrumação dos
botões:
- Em tiros de meta resultantes de tiro a gol, cada equipe poderá
reposicionar apenas dois (2) botões, movendo-os do ataque
para a defesa, à faculdade de seu técnico:
- O goleiro pode ser reposicionado livremente;
- Botões que não estejam dentro da distância
mínima regulamentar deverão ser afastados
dentro da medida pré-estipulada;
- Botões que estejam fora das quatro linhas podem
ser posicionados na parte interna adjacente à linha;
- Botões que estejam dentro da área deverão
ser movidos para a parte exterior adjacente à respectiva
línha demarcatória:
- PS: a distância regulamentar não
se aplica ao posicionar um botão na linha perpendicular
entre dois botões adversários.
- Adendo 7 - Botões
tampa / Ginásio Olliverzinho
Em campeonatos disputados entre botões tampa (estilo Crack's/
Brianezi) no ginásio Olliverzinho, cada equipe
atuará com cinco (5) botões em quadra, além do
goleiro.
Disposições para Círculo
Central Duplo
Figura 1
Figura 2
- As disposições sobre o uso do círculo central
duplo foram revogadas da Regra do Futsal em 2022, a partir da disputa
da IV Liga Europa Interclubes. Porém, podem ser aplicadas de
maneira opcional, conforme a regulamentação de cada competição.
Texto revisado em 17/04/2023.
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