FIFME - Federação Internacional de Futebol de Mesa

HOME

NOTÍCIAS

e-Shop FIFME

MAPA DO SITE

FACEBOOK

BOLA ROLANDO:

EM ANDAMENTO
AMISTOSOS
TORNEIOS
ELIMINATÓRIAS
CAMPEONATOS
.- COPA ROCCA
.- INTERCONTINEN.
CHAMPIONS
COPA DO MUNDO
CLUBES
.- TORNEIOS
FUTSAL
.-AMISTOSOS

FEDERAÇÃO:

LIGA DE SELEÇÕES
.- MASTERS
.- FEMININA
.- SUB-21
LIGA DE CLUBES
LIGA DE FUTSAL
LIGA SUB-17
VÁRZEA
LIGA DE PRAIA
LIGA GAÚCHA
LIGA PRÓ
SUBBUTEO LEAGUE
LIGA DE CHAPAS
TODAS AS LIGAS
CONFEDERAÇÕES
ESTÁDIOS
SEDE & INFRA
MODALIDADES
ARBITRAGEM
.- REGRAS
.- FAIR PLAY
PRESIDÊNCIA
.- ESTATUTO

BOTÕES:

TODOS BOTÕES
.- ÍNDICE
.- ESPECIAIS
.- COLEÇÕES
.- .- CBF
EX-FILIADOS

 

 

Topo

O adeus ao Rei Pelé

Zoom
Botão chapa de Pelé

Edson Arantes do Nascimento, Pelé
26 de outubro de 1940 - 29 de dezembro de 2022

Termina uma Era no futebol, finda o reinado de Pelé, o maior jogador de futebol que o mundo viu jogar, tricampeão mundial, eleito atleta do século XX.

O Rei não deixa herdeiros, somente um vazio que jamais poderá ser preenchido. Nunca mais o futebol produzirá um jogador tão completo e tão vitorioso, tão bem-sucedido e aplaudido por seus feitos no gramado.

Mais do que a perda do homem ou do atleta, a própria morte de Pelé não está a altura do Rei.


Pelé não perde a majestade, é a realidade que se torna incapaz de reconhecer a beleza do Rei. Por mais que a memória de Pelé seja eternamente lembrada, que sua perda seja sinceramente homenageada, especialmente pelas figuras do esporte, o mundo que hoje se diz de luto pela morte do Rei já não é mais digno do reinado cada vez mais longínquo de seus anos dourados. A comoção nacional em torno da perda de Pelé simplesmente não está a atura doe quem foi Pelé.

Zoom
O Rei em sua primeira grande aparição internacional, na Copa de 1958, na Suécia. Ocasião em que Pelé fez coisas que o mundo do futebol jamais havia visto

Zoom
Pelé desfilando diante dos italianos nos gramados do Pacaembu, em 1987 - Clique aqui para ver imagens do jogo no Youtube

Eu vi Pelé jogar

Foi no Mundialito de Masters de 1987, a famosa Copa Pelé, em que o Rei fez sua última aparição nos gramados, no estádio do Pacaembu. O torneio reunia as seleções campeãs do mundo, organizado pelo finado locutor Luciano do Vale.

A partida foi contra a Itália, a abertura do torneio, e o Brasil venceu por 3x0. Pelé, todavia, não marcou, suas melhores chances pararam nas mãos do goleiro italiano ou no apito do árbitro, que anulou um lance em que o Rei tentou marcar um de bicicleta.

O que não me esqueço, naquele dia, foi a multidão que tomou conta do Pacaembu, a dificuldade para chegar e entrar no estádio, de tanta gente mobilizada para assistir Pelé jogar mais uma vez, 10 anos após ter se aposentado dos gramados. Não me lembro qual foi o público total do jogo, mas, com certeza, nunca vi o estádio tão lotado quanto naquele dia, nem antes, nem depois. Uma enorme comoção popular em torno do Rei, mesmo que ele já não tivesse a mesma forma física de seus dias de glória.

Santos - Kuringa
O esquadrão do Santos de Pelé - botão da série 11 de Ouro, recriado. Na mesa, Pelé sempre se manterá vivo

Uma comoção como hoje não se sente perante sua morte, que nos dá a imensidão do vazio que tornou-se o futebol. Não pela morte do Rei, que chega no decurso de uma longa vida, mas pela atualidade que nunca mais estará a altura de sua grandeza. As crianças que ele nos pediu para cuidar, nós não cuidamos.

Zoom

A esquerda, foto da homenagem ao Rei Pelé, na tampa ao centro, realizada pelos botões da Inglaterra e da Bélgica, sobre a mesa de jogo. A tampa com Pelé pertence ao time de chapas do Brasil, escalação de carinha da Copa de 70

Ao lado, uma das mais icônicas imagens de Pelé, socando o ar após marcar o gol, na Copa de 70

Ao Rei,
que descanse em paz
...

Pelé

 

24 Mar 2016

GALERIAS:

RANKINGS
TÍTULOS
CAMPEÕES
CAMPEÕES MUNDIAIS
GRAND SLAM
AWARDS
SALA DE TROFÉUS
HALL DA GLÓRIA
LUSOFÔNICOS
CLUBS HALL
HISTÓRIA

ESTATÍSTICAS:
RECORDS
ARTILHEIROS
TÍTULOS
GOLS DE PLACA
CLÁSSICOS
PÁGINA NEGRA
NÚMEROS
FINAIS

MULTIMÍDIA:

TV FIFME
RÁDIO FIFME
FOTOS
PÔSTERS
MEMÓRIA

MUSEU FIFME

PARCEIROS:

INTERCÂMBIO TÉCNICOS
COMPETIÇÕES
RANKINGS
PEDROOM
MCM 1900
MBC
FFM
VILA EMA
DA VINCI BOTÔES

 

Topo

Copyright©1982®FIFME
Topo | Home