FIFME - Federação Internacional de Futebol de Mesa

HOME

NOTÍCIAS

e-Shop FIFME

MAPA DO SITE

FACEBOOK

BOLA ROLANDO:

EM ANDAMENTO
AMISTOSOS
TORNEIOS
ELIMINATÓRIAS
CAMPEONATOS
.- COPA ROCCA
.- INTERCONTINEN.
CHAMPIONS
COPA DO MUNDO
CLUBES
.- TORNEIOS
FUTSAL
.-AMISTOSOS

FEDERAÇÃO:

LIGA DE SELEÇÕES
.- MASTERS
.- FEMININA
.- SUB-21
LIGA DE CLUBES
LIGA DE FUTSAL
LIGA SUB-17
VÁRZEA
LIGA DE PRAIA
LIGA GAÚCHA
LIGA PRÓ
SUBBUTEO LEAGUE
LIGA DE CHAPAS
TODAS AS LIGAS
CONFEDERAÇÕES
ESTÁDIOS
SEDE & INFRA
MODALIDADES
ARBITRAGEM
.- REGRAS
.- FAIR PLAY
PRESIDÊNCIA
.- ESTATUTO

BOTÕES:

TODOS BOTÕES
.- ÍNDICE
.- ESPECIAIS
.- COLEÇÕES
.- .- CBF
EX-FILIADOS

 

 

Topo

Novas Regras da FIFME - Adendo 2013

Regras implantadas e válidas para as disputas nas modalidades Association (campo) e Salão (futsal) iniciadas à partir de 27 de Maio de 2013:

No Adendo FIFME (válido para todas as modalidades):

Em lance de "Rebote da Trave":

  • Parágrafo 2.3 - Furada: quando o time defensor não recuperar a bola após uma furada do adversário na tentativa de arremate ao gol em bola proveniente de rebote da trave (ou seja, furar também), o time atacante poderá, novamente, arrematar ao gol sem que o goleiro possa ser reposicionado, ou dar continuidade à jogada dentro do número de toques ainda restantes à equipe:
    • Furada do ataque com a bola na grande-área adversária, no caso de rebote da trave, não acarretará em reversão da posse de bola para o goleiro;
    • Furada do ataque com a bola na pequena-área adversária, no caso de rebote da trave, acarretará em reversão da posse de bola para o goleiro;
    • Em caso de erro na finalização de rebote da trave não será dada falta técnica e o jogo prossegue dentro das prerrogativas aqui dispostas;
    • O lance "rebote da trave" só se encerra quando uma das duas equipes tocar na bola (ou ela ficar na posse do goleiro), mesmo que além tempo.

  • Parágrafo 2.4 - A finalização de rebote na trave é considerada como toque-duplo, um lance continuado ao toque que resultou em tal rebote, portanto não conta como toque;
    • Contagem de toques: a contagem de toques prossegue normalmente após as tentativas de arremate e/ou toque de uma bola reboteada da trave, tanto para o ataque quanto à defesa;
    • Se, ao tentar finalizar um rebote a contagem coletiva de toques se esgotar, a jogada prossegue em novos quatro (4) toques adicionais conforme descrito no Artigo 1 - Do Goleiro.

Já está valendo - Association:

  • BANIMENTO dos goleiros pequenos (carioca), dos grandes de plástico (tipo Crak's atual) e demais fora da medida padrão oficial de 80x35x15mm (paulista):
    • Nas competições cujos regulamentos prevejam o uso do goleiro-pequeno (carioca), estes deverão obedecer restritamente a medida de 70x35x15mm (ficam banidos os goleiros Crack's antigo e Brianezi fora de medida).

Regras de Futsal FIFME

Andamento da Partida:

  • Após tocar na bola, o botão acionado poderá tocar em qualquer outro botão sem que haja penalidade de perda de toques.
    • Não é permitido ao botão acionado tocar em qualquer botão companheiro antes de tocar a bola (inclusive o goleiro), nem empurrar o companheiro à bola, neste caso, será dada reversão da posse-de-bola;

  • Artigo 3.3 - Bola na Área-do-Goleiro:
    • A bola colocada pelo ataque dentro da grande-área (mas fora da pequena-área) é passível de finalização à gol com a obrigatoriedade da defesa posicionar o goleiro tocando a linha-de-gol em sua completa extensão traseira (mas não obrigatóriamente inteiramente dentro do gol):
      • Em caso de furada do ataque a posse-de-bola é peremptóriamente revertida ao goleiro.
    • A bola que, em qualquer lance, parar na pequena-área (área pequena delimitada dentro da área grande tradicional do futsal), será de posse do goleiro;


Já estão valendo - Futsal:

  • Fim da obrigatoriedade de se dividir a arrumação dos jogadores entre campo defensivo e de ataque:
    • A prioridade na arrumação é válida para toda a quadra e se inicia com o posicionamento da equipe em posse da bola.
  • Todas as disputas chanceladas pela Liga Profissional de Futsal são disputadas com equipes formadas por 4 jogadores de linha e goleiro grande (paulista).
  • Dentro da área-do-goleiro, os desenhos da grande-área e pequena-área exercem as mesmas funções das mesas convencionais (grandes e médias);
    • O desenho da meia-lua corresponde a marca de tiro-livre.
  • O limite de faltas coletivas é de duas (2), ou seja, a terceira (3ª) falta cometida coletivamente por uma equipe acarretará em tiro-livre da marca de tiro-livre por parte da equipe adversária e assim subsequentemente para cada nova falta cometida:
    • Falta-dupla conta como duas (2) faltas, tripla por três (3) e assim por diante.


GALERIAS:

RANKINGS
TÍTULOS
CAMPEÕES
CAMPEÕES MUNDIAIS
GRAND SLAM
AWARDS
SALA DE TROFÉUS
HALL DA GLÓRIA
LUSOFÔNICOS
CLUBS HALL
HISTÓRIA

ESTATÍSTICAS:
RECORDS
ARTILHEIROS
TÍTULOS
GOLS DE PLACA
CLÁSSICOS
PÁGINA NEGRA
NÚMEROS
FINAIS

MULTIMÍDIA:

TV FIFME
RÁDIO FIFME
FOTOS
PÔSTERS
MEMÓRIA

MUSEU FIFME

PARCEIROS:

INTERCÂMBIO TÉCNICOS
COMPETIÇÕES
RANKINGS
PEDROOM
MCM 1900
MBC
FFM
VILA EMA
DA VINCI BOTÔES

 

Topo

Copyright©1982®FIFME
Topo | Home