FIFME - Federação Internacional de Futebol de Mesa

HOME

NOTÍCIAS

e-Shop FIFME

MAPA DO SITE

FACEBOOK

BOLA ROLANDO:

EM ANDAMENTO
AMISTOSOS
TORNEIOS
ELIMINATÓRIAS
CAMPEONATOS
.- COPA ROCCA
.- INTERCONTINEN.
CHAMPIONS
COPA DO MUNDO
CLUBES
.- TORNEIOS
FUTSAL
.-AMISTOSOS

FEDERAÇÃO:

LIGA DE SELEÇÕES
.- MASTERS
.- FEMININA
.- SUB-21
LIGA DE CLUBES
LIGA DE FUTSAL
LIGA SUB-17
VÁRZEA
LIGA DE PRAIA
LIGA GAÚCHA
LIGA PRÓ
SUBBUTEO LEAGUE
LIGA DE CHAPAS
TODAS AS LIGAS
CONFEDERAÇÕES
ESTÁDIOS
SEDE & INFRA
MODALIDADES
ARBITRAGEM
.- REGRAS
.- FAIR PLAY
PRESIDÊNCIA
.- ESTATUTO

BOTÕES:

TODOS BOTÕES
.- ÍNDICE
.- ESPECIAIS
.- COLEÇÕES
.- .- CBF
EX-FILIADOS

 

 

Topo

Com clássico entre Polônia e Brasil, começa a 2ª edição da competição que "fundou" a FIFME em 2004, o Mundialito

Defendendo a taça da competição, o Brasil enfrentou a Polônia pela abertura do II Mundialito, competição que reúne as seleções top 6 do Ranking das Copas do Mundo. O evento, que distribui 5-2 pontos-título e vale uma estrela no peito, ainda conta com Itália, Holanda, Alemanha e França, que completam os atuais top 6 da Copa do Mundo (depois da VI Edição do mundial).

O Mundialito volta a ser disputado depois de oito longos anos, depois de ter sido protagonista principal das competições que datam da re-fundação da FIFME, dando seguimento às competições da antiga FIFA - Federação Internacional de Futmesa Association -, depois de um hiato de praticamente 10 anos de inatividade na mesa, período no qual apenas uma competição foi disputada (a Copa das Confederações), de 1994 a 2004. A competição foi, também, inaugural do Estádio Monumental, novinho em folha na época, e, para finalizar, tais fatos tiveram como palco a antiga e saudosa sede do Guarujá, abandonada em 2005.

Zoom
Depois de oito anos, enfim o Mundialito voltou a ser disputado

Zoom
Polônia
versus Brasil

Outro fato inédito da 1ª edição do Mundialito foi a pioneira aparição de um botão resinado-pró nos gramados da FIFA/FIFME, justamente o do Brasil, que acabou saindo campeão, fato que nos remete à grande peculiaridade da presente edição da disputa. Por comum acordo entre as principais participantes - Brasil, Holanda, Alemanha e Itália, as que possuem botões pró -, a competição atual será disputada somente com os respectivos botões tampa de cada agremiação. A decisão foi tomada afim de permitir às agremiações usarem o Mundialito como treino para as Eliminatórias da Copa do Mundo, uma vez que o regulamento da Copa não mais permite a participação de botões pró.

Também ficou acordado que as seis seleções participantes do Mundialito irão estrear nas eliminatórias da Copa somente à partir da 4ª Data FIFME, depois de "amaciarem" seus times tampa no Mundialito. Brasil, Itália e Holanda, as únicas seleções campeãs do mundo, jogam com seus novos uniformes tampa, ao lado da Alemanha com seu uniforme Crack's tradicional, em condições de igualdade com as duas demais participantes, França e Polônia, as que não possuem a opção do uniforme profissional.

Se, na edição prévia, o Mundialito representou a competição inaugural de uma nova Era, a Era FIFME, a Era dos Resinados, a atual será, da mesma forma, a do marco do início de uma nova Era, a da volta dos Tampas.

E, nessa nova Era, jogando em condições de igualdade em termos de botão, o Brasil com seu uniforme Espanha'82, carregando a responsabilidade de defender o título conquistado pelo botão pró, teve muita dificuldade para vencer a azarã Polônia, uniforme antigo USA-Champion, na abertura da competição, conseguindo uma magra vitória por 2x1 com um gol nos instântes finais da partida.

A França, anfitriã do evento, com seu já tradicional botão Kuringa liderado por Platini, Zidane e Henry, conseguiu vencer a temível Itália de Paolo Rossi e Dino Zoff com um gol em cada etapa da partida: 2x0.

Zoom
O
"Confronto do Ódio" de volta à versão tampa

Por fim, encerrando o primeiro round do Mundialito, Alemanha e Holanda subiram na mesa para o maior clássico da rodada, o "Confronto do Ódio", embate sempre cercado de muita tensão e expectativa. A partida foi como as anteriores, nervosa, de muitos erros e placar baixo. No fim, vitória do botão mais "experiente", 3x2 para a tradicional Alemanha Crack's sobre os eternos rivais laranjas com seu novo uniforme Taz 2010.

Alemanha, Brasil e França largam na frente na 1ª Fase da competição, que confronta os seis países participantes todos-contra-todos. Os dois primeiros colocados fazem a final em partida única, sendo que o campeão da 1ª fase joga a decisão por um empate nos 30 minutos (jogo+prorrogação). Está lançada a sorte.

 

17 Abr 2012

GALERIAS:

RANKINGS
TÍTULOS
CAMPEÕES
CAMPEÕES MUNDIAIS
GRAND SLAM
AWARDS
SALA DE TROFÉUS
HALL DA GLÓRIA
LUSOFÔNICOS
CLUBS HALL
HISTÓRIA

ESTATÍSTICAS:
RECORDS
ARTILHEIROS
TÍTULOS
GOLS DE PLACA
CLÁSSICOS
PÁGINA NEGRA
NÚMEROS
FINAIS

MULTIMÍDIA:

TV FIFME
RÁDIO FIFME
FOTOS
PÔSTERS
MEMÓRIA

MUSEU FIFME

PARCEIROS:

INTERCÂMBIO TÉCNICOS
COMPETIÇÕES
RANKINGS
PEDROOM
MCM 1900
MBC
FFM
VILA EMA
DA VINCI BOTÔES

 

Topo

Copyright©1982®FIFME
Topo | Home