FIFME - Federação Internacional de Futebol de Mesa

HOME

NOTÍCIAS

e-Shop FIFME

MAPA DO SITE

FACEBOOK

BOLA ROLANDO:

EM ANDAMENTO
AMISTOSOS
TORNEIOS
ELIMINATÓRIAS
CAMPEONATOS
.- COPA ROCCA
.- INTERCONTINEN.
CHAMPIONS
COPA DO MUNDO
CLUBES
.- TORNEIOS
FUTSAL
.-AMISTOSOS

FEDERAÇÃO:

LIGA DE SELEÇÕES
.- MASTERS
.- FEMININA
.- SUB-21
LIGA DE CLUBES
LIGA DE FUTSAL
LIGA SUB-17
VÁRZEA
LIGA DE PRAIA
LIGA GAÚCHA
LIGA PRÓ
SUBBUTEO LEAGUE
LIGA DE CHAPAS
TODAS AS LIGAS
CONFEDERAÇÕES
ESTÁDIOS
SEDE & INFRA
MODALIDADES
ARBITRAGEM
.- REGRAS
.- FAIR PLAY
PRESIDÊNCIA
.- ESTATUTO

BOTÕES:

TODOS BOTÕES
.- ÍNDICE
.- ESPECIAIS
.- COLEÇÕES
.- .- CBF
EX-FILIADOS

 

 

Topo

Fim da 1ª fase do Brasileirão rebaixa grandes marcas do futebol

Como estava previsto no regulamento do Torneiro Roberto Gomes Pedrosa - o Campeonato Brasileiro - as equipes que não se classificaram para a segunda fase do certame foram rebaixadas para compor a 2ª divisão na próxima edição do campeonato nacional, a "Taça de Prata". Das vinte equipes que participaram, doze seguiram adiante na competição e oito foram eliminadas e impiedosamente rebaixadas para a segundona.

Com tantas vagas para o descenço, não houve jeito de várias equipes grandes se safarem da degola, de forma que algumas tiveram que amargar o fracasso de não mais pertencer à elite do futebol tupiniquim. O Corinthians, campeão paulista, e o Fluminense, campeão da Taça Rio, são duas das maiores forças rebaixadas, ainda, se falando em grandes "marcas" do futebol, cairam Palmeiras e São Paulo. Este último foi rebaixado ao perder para a Lusa, time que havia rebaixado no Paulistão e que agora lhe devolveu a humilhação autrora sofrida, pior, o tricolor registrou o pior ataque do campeonato com apenas três gols marcados. Já a Portuguesa demonstrou melhoras, faz parte da segundona no certame estadual mas, ambiguamente, está na elite do brasileiro.

A segundona, que já contava com quatro equipes paulistas (Ponte Preta, Santo André, Juventus e Ituano), virou, praticamente, um "mini-Paulistão", pois, além dos três grandes citados acima, cairam Guarani, Taubaté e Comercial de Ribeirão Preto, ou, um "mini-Rio-São Paulo" pois, além do Flu, caiu o São Cristóvão e já faziam parte da segundona o Bangú e o Olaria. As únicas equipes da 2ª divisão de fora do eixo Rio-São Paulo são o Grêmio e o Sport, as demais 14 são desses dois estados. O Comercial foi o lanterna do campeonato não marcando nenhum ponto sequer na competição. Já o Bugre, inclusive, "voltou" para a segundona, dado que o time havia entrado no "Robertão" por ter vencido o "Carvalhão", a Copa Paulo Machado de Carvalho, a 2ª divisão desta primeira edição do campeonato brasileiro.

Este é o único alento às equipes rebaixadas, o fato de saberem que se conseguirem chegar às duas primeiras colocações na Taça de Prata serão classificados para a "Taça de Ouro" na mesma edição do evento e, melhor, entrando nas quartas-de-finais do certame.

Das equipes classificadas, Vasco e Atlético foram as que levaram as vagas como melhores 3ºs colocados entre os cinco grupos da 1ª fase, inclusive, terminando rigorosamente empatadas em todos critérios técnicos, tendo que realizar uma disputa nos penaltis para definir qual seria o primeiro 3º colocado e qual o segundo. O Vasco venceu as penalidades por 3x0. Os demais times classificados, que compõem a "elite tupiniquim" do futebol, são: América (RJ), Santos, Mogi Mirim, Internacional, Brasil de Farroupilha, Cruzeiro, Inter de Limeira, Atlético, Portuguesa, Flamengo e Botafogo. Desses, vêm com melhor aproveitamento na primeira fase e ainda estão invictos, o Botafogo, Brasil e o Santos, que são os times que lideram as bolsas de apostas para ficarem com o título do brasileirão. O Cruzeiro, que classificou-se goleando o São Critóvão por 6x1 - maior goleada do campeonato até aqui - e o sempre temido Vasco da Gama, apesar de quase ter sido rebaixado, são outras equipes que também estão bem quotadas para ficarem com a taça. Quem viver, verá.

Manchester City é incluído na Premier League

Antes da abertura da 3ª rodada do campeonato inglês, as atenções se voltaram para a filiação do Manchester City na FIFME e sua inclusão na Premier League que, assim, se torna o maior certame regional depois do brasileiro com oito clubes. A nova vedete da liga inglesa chegou com pompas por ser um time profissional (marca Klopf), e fez sua estréia nos gramados da FIFME em pleno campeonato inglês, cumprindo jogos pelas duas primeiras rodadas do certame e, perdendo. Foi vencido pelo Rangers (3x2) na estréia e goleado pelo Aston Villa (5x3) na sequência. A falta de entrosamento diante dos times que já vinham disputando a liga ficou evidente na esquadra do City, apesar do time ter feito belas apresentações e belos gols com Robinho, o craque maior da equipe e líder da tábua dos artilheiros com seis gols nos três primeiros jogos. O time ainda tem outros craques brasileiros como Elano, Caicedo, Jô e outros bons valores.

Dando sequência ao campeonato, após a terceira rodada, o Corinthian Casuals, ou Corinthian's (Corinthians com apóstrofe), como é mais conhecido, lidera com sete pontos o certame após empatar na sua terceira partida em 4x4 com o City - no embate das "lentes grandes" inglesas -, um ponto afrente de Chelsea e Aston Villa, vice-lideres. O time de Manchester segue sem vencer no inglês e amarga a lanterna do campeonato com apenas um ponto conquistado.

Com a inclusão do City na Premier League - a oitava equipe britânica da FIFME - a federação inglesa anunciou a realização de mais uma competição, a Copa da Liga Inglesa, que reunirá as oito equipes que disputam o atual campeonato. Assim, ao lado da Premier League e da F. A. Cup (vencida pelo Chelsea), as três competições formam a "English triple crown" (Tríplice Coroa inglesa). A Copa da Liga tem um regulamento todo especial, no qual a equipe mandante leva vantagem nas quartas e semifinais, veja abaixo:

Nas quartas-de-finais e nas semifinais, a equipe mandante do 1º jogo jogará com goleirão, a visitante com o goleirinho. Se a partida terminar empatada após o tempo regulamentar, será realizado um 2º jogo na casa do adversário, que jogará com o goleirão. Persistindo o empate, prorrogação normal e penaltis. Serão sorteados os locais de mando nas semifinais entre os adversários em cada perna. A disputa de 3º lugar e a final serão em Londres, no Estádio Wembley, ambas decididas em partida única, com prorrogação e silver goal.

Com essas três disputas, as oito equipes filiadas - sendo uma delas um time profissional - e as cinco seleções da ilha, a Grã-Bretanha se torna o maior centro do futebol europeu e a segunda federação mais importante da FIFME depois da brasileira. Até um torneio próprio de seleções já foi realizado pela federação ângulo-saxã, a Saint James' Court Cup, vencida pela Irlanda (Eire), que representará a ilha britânica na III Copa Intercontinental a ser disputada em breve. Só falta a seleção da rainha mostrar serviço e ganhar algum campeonato, algo ainda inédito mesmo após os 23 anos de presença da Inglaterra nos quadros da federação.

 

08/06/2009

GALERIAS:

RANKINGS
TÍTULOS
CAMPEÕES
CAMPEÕES MUNDIAIS
GRAND SLAM
AWARDS
SALA DE TROFÉUS
HALL DA GLÓRIA
LUSOFÔNICOS
CLUBS HALL
HISTÓRIA

ESTATÍSTICAS:
RECORDS
ARTILHEIROS
TÍTULOS
GOLS DE PLACA
CLÁSSICOS
PÁGINA NEGRA
NÚMEROS
FINAIS

MULTIMÍDIA:

TV FIFME
RÁDIO FIFME
FOTOS
PÔSTERS
MEMÓRIA

MUSEU FIFME

PARCEIROS:

INTERCÂMBIO TÉCNICOS
COMPETIÇÕES
RANKINGS
PEDROOM
MCM 1900
MBC
FFM
VILA EMA
DA VINCI BOTÔES

 

Topo

Copyright©1982®FIFME
Topo | Home