FIFME - Federação Internacional de Futebol de Mesa

HOME

NOTÍCIAS

e-Shop FIFME

MAPA DO SITE

FACEBOOK

BOLA ROLANDO:

EM ANDAMENTO
AMISTOSOS
TORNEIOS
ELIMINATÓRIAS
CAMPEONATOS
.- COPA ROCCA
.- INTERCONTINEN.
CHAMPIONS
COPA DO MUNDO
CLUBES
.- TORNEIOS
FUTSAL
.-AMISTOSOS

FEDERAÇÃO:

LIGA DE SELEÇÕES
.- MASTERS
.- FEMININA
.- SUB-21
LIGA DE CLUBES
LIGA DE FUTSAL
LIGA SUB-17
VÁRZEA
LIGA DE PRAIA
LIGA GAÚCHA
LIGA PRÓ
SUBBUTEO LEAGUE
LIGA DE CHAPAS
TODAS AS LIGAS
CONFEDERAÇÕES
ESTÁDIOS
SEDE & INFRA
MODALIDADES
ARBITRAGEM
.- REGRAS
.- FAIR PLAY
PRESIDÊNCIA
.- ESTATUTO

BOTÕES:

TODOS BOTÕES
.- ÍNDICE
.- ESPECIAIS
.- COLEÇÕES
.- .- CBF
EX-FILIADOS

 

 

Topo

Reedição da Copa Weffa - campeonato mais antigo da FIFME - tem o seu pontapé inicial

A 3ª edição da Copa Weffa teve o seu pontapé inicial neste fim-de-semana. Na abertura, o atual campeão Uruguai decepcionou e perdeu de virada para Áustria por 5x2. Na partida seguinte, a Escócia, anfitriã do evento, despachou a Yugoslávia por 3x0.

A Copa Weffa é o campeonato mais antigo da FIFME, o primeiro entre seleções e disputado com botões oficiais. A primeira edição aconteceu em 1984 - há 22 anos - na Alemanha, com a participação de Alemanha, Escócia, Brasil, Uruguai e Estados Unidos (este representado pelo botão do New York Cosmos), sendo vencida pelos alemães. A 2ª edição aconteceu um ano após, no Uruguai, com os mesmos participantes e vencida pelos anfitriões.

Agora, chegando à 3ª edição, 21 anos após sua última edição, faz-se uma homenagem aos primordios da FIFA, a federação que antecedeu a atual a FIFME, onde tudo começou. Em função disso, algumas singularidades fazem parte dessa reedição. Dentre elas está o uso das antigas e tradicionais traves Brianezi - a primeira da FIFME. Outra coisa interessante, está no fato de as seleções participantes usarem seus goleiros originais na competição, ou seja, somente goleiros pequenos. Os times também jogam com seus uniformes antigos da Crack's e Brianezi no evento, dado que o torneio é comemorativo à antiga FIFA e seus igualmente antigos botões.

As diferenças acabam por aí, no restante, o campeonato é disputado sob as novas regras e regulamentos da FIFME, para isto, inclusive, a FIFME teve de incluir novos participantes na competição para que ela tivesse o status de campeonato - atualmente a FIFME só reconhece como campeonato as disputas que têm, no mínimo, seis participantes (contra os cinco originais da I e II Copa Weffa).

As novas equipes que entraram no evento são as seleções que possuem times Brianezi, tais como França, Yugoslávia, Peru e Áustria, e as que possuem times da Crack's antigos, tais como Rússia e Itália. Participa também, o tradicionalíssimo botão tampa de relógio da Ucrânia. Neste quisito, Brasil e Itália levam vantagem, pois participam com uniformes antigos, porém, em lentes Crack's novas reconfeccionadas - as duas seleções perderam seus botões Crack's antigos originais. Os Estados Unidos, que participaram das Copas Weffa originais representados pelo time do Cosmos, utilizam, nesta edição, uma lente Crack's antiga adquirida recentemente só para participação neste evento, seu goleiro, porém, será o original do time do Cosmos. Alemanha, Uruguai e Escócia são as únicas seleções que entrarão com os times originários da I Copa Weffa em 1984.

A III Copa Weffa marca, também, a despedida dos tradicionais botões Brianezi da França e da Yugoslávia, cedidos para a FFM - Farah Futebol de Mesa.

Outra expectativa em torno da III Copa Weffa será a marcação do milésimo gol alemão, que teimou em não sair na recente partcipação germânica na Copa Austro-Húngara. À três gols da marca e com três partidas para realizar, a Alemanha está deverá atingir os mil gols na competição mais antiga da FIFME, na mesma onde marcou o seu primeiro gol. Parece mesmo que o destino havia planejado para que esse gol acontecesse neste campeonato. Ou será que ele será mais uma vez adiado?

Confira a tabela da III Copa Weffa

27/05/2006

 

GALERIAS:

RANKINGS
TÍTULOS
CAMPEÕES
CAMPEÕES MUNDIAIS
GRAND SLAM
AWARDS
SALA DE TROFÉUS
HALL DA GLÓRIA
LUSOFÔNICOS
CLUBS HALL
HISTÓRIA

ESTATÍSTICAS:
RECORDS
ARTILHEIROS
TÍTULOS
GOLS DE PLACA
CLÁSSICOS
PÁGINA NEGRA
NÚMEROS
FINAIS

MULTIMÍDIA:

TV FIFME
RÁDIO FIFME
FOTOS
PÔSTERS
MEMÓRIA

MUSEU FIFME

PARCEIROS:

INTERCÂMBIO TÉCNICOS
COMPETIÇÕES
RANKINGS
PEDROOM
MCM 1900
MBC
FFM
VILA EMA
DA VINCI BOTÔES

 

Topo

Copyright©1982®FIFME
Topo | Home