Pedroom Lanne

Antologias & Contos

Saiba mais sobre os contos, as antologias, as poesias e a produção literária de Pedroom Lanne (eu) entre 2016 e 2020


O

período demarcado pelo ano 2016 consolidou a minha carreira de escritor, não só pela ampla gama de novas publicações que vieram após, mas no amadurecimento da minha escrita.

Apesar disso, foi ao passado que viajei em uma das primeiras produções do ano, com a publicação de dois ebooks infantis, escritos quando eu era criança, nos anos 1981 e 82. Foram os títulos, respectivamente, O homem no porão e Uma Aventura na Selva, criados como trabalho de escola, no 3º e 4º ano do fundamental. Vale enfatizar que esses trabalhos escolares consistiam na criação de pequenos livros feitos em papel sulfite, com ilustrações e textos, dobrados à mão e presos com grampos.

Zoom
Pedroom na infância

Esses trabalhos foram escaneados e retocados para comporem dois ebooks infantis, disponibilizados para leitura franca. Posteriormente, esses livros formaram uma públicação conjunta, disponível para compra no formato impresso pelo Clube de Autores.


Ebooks infantis de Pedroom Lanne

Ainda no passado, como um remanescente da minha produção acadêmica durante o curso de mestrado em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, concluído em 2009, foi disponibilizado um trailer inédito da respectiva Dissertação de Mestrado: Comunicação, Jornalismo & Weblog: a nova mensagem. Veja abaixo:

Homenagens

Infelizmente, o ano de 2016 também foi marcado por tragédias no futebol, e foi na dor pela morte de alguns ídolos desse esporte, especialmente na queda do avião da Chapecoense, em novembro, que as homenagens listadas a seguir foram escritas. Adicione o atentado ocorrido na Bélgica, em março, para lembrar que não foi um ano tranquilo.

Soneto - Ícaro

Redacciónes

2016 também foi um ano de continuidade nos estudos da língua espanhola e a escrita de mais alguns textos, incluindo uma apresentação do autor:

Resenhas

No âmbito da literatura sob o foco da minha escrita, a ficção científica e, em especial, a ficção ufológica, tema central de minha maior obra, vale destacar algumas resenhas produzidas entre 2016 e 2017:

O alienígena Noll Quanticus também publicou suas sinapses digitais, entre outras matérias sobre literatura, incluíndo a produção da saga Abdução, que ocorria em paralelo.

Noll Quanticus
Noll Quanticus

Na Pedroom TV, vários vídeos foram lançados entre clips, booktrailers e programas do autor. Um dos mais relevantes, certamente foi Para Ler Adução, que aborda importantes aspectos sobre a escrita e a experiência da leitura, voltado para aqueles que se interessem pelo livro ou estejam lendo-o.

Feiras & Festivais

A Bienal do Livro de São Paulo, realizada em setembro de 2016, foi muito importante para o autor manter contato com o público e apresentar sua principal obra até então, Adução. A presença do marciano Noll Quanticus na feira certamente ajudou a impulsionar a venda do livro, além de posar para muitas selfies.

O fato mais marcante do evento foi a tarde de autógrafos do livro Adução, o Dossiê Alienígena, estrelando o detetive Sherlock Holmes, conforme destacado em vídeo publicado no Youtube.

A participação rendeu interessantes matérias sobre o evento:

Outra participação interessante, em 2016, foi a celebração de 30 anos do CLFC - Clube de Leitores de Ficção Científica -, em uma pizzaria em São Paulo, onde conheci alguns tradicionais editores de ficção científica da cidade.

Em Guararema (SP), na Estação Literária Professora Maria de Lourdes Évora de Camargo, 24 de novembro foi uma noite de Papo Alienígena: uma palestra sobre o livro Adução para alunos de uma escola local e aberta ao público.

Zoom
Pôster da FLIP

A FLIP - Festa Literária Internacional de Parati -, em julho de 2017, também foi outro evento marcante, especialmente por ser a primeira vez que participei. Pela ocasião, escrevi uma longa matéria sobre o Lado B da FLIP, tentando absorver um pouco da atmosfera na cidade entre os muitos escritores, poetas e o público em geral. Foram cinco dias e noites de muita cultura, autógrafos, passeios turísticos pela cidade, praia e, sobretudo, boêmia.

Ainda no Rio de Janeiro, desta feita na capital, visitei a Bienal do Livro de 2017, no Rio Centro. Foi apenas uma visita, mas suficiente para vender alguns exemplares, dar alguns autógrafos e pegar umas boas ondas, além de sacar muitas fotos e tomadas da estadia na cidade maravilhosa.

Nesse biênio 2016-2017, também participei da V Tarde Literária e do FLAL - Festival de Literatura e Artes Literárias - pelo Facebook. Um festival voltado para escritores, com atividades diversas, grupos de debate e uma sabatina de entrevistas com autores convidados.

Zoom
Chamada para o FLAL

Por fim, vale destacar diversas participações como comentarista convidado do programa de debates do Projeto Espaço Dimensão e Estrelas, canal mantido por Fladmir Carvalho no Youtube. Desde 2017, foram várias aparições, debatendo com outros participantes do programa sobre assuntos ligados à Ufologia e aos mistérios do universo.

Contos & Antologias

Enquanto a escrita do meu novo livro não ficava pronta, o que movimentou meu nome como escritor foi a participação em algumas antologias, com contos extraídos da minha obra, adaptados ao formato. Veja quais foram as antologias e respectivos contos lançados em 2016 e 2017:

Uma Segunda Guerra

Uma Segunda Guerra - uma história alternativa sobre a Segunda Guerra Mundial, lançada na antologia Segunda Guerra Mundial: Memórias & Fragmentos, da editora Illuminare, em julho de 2016, no Rio de Janeiro, na III Tarde Literária. Conto também disponível no formato de bolso pelo Clube de Autores.

A Natureza de Nibiru - conto descritivo extraído da obra Abdução, sobre o Nibiru, o famoso planeta X. Publicado em dezembro de 2017, na antologia Galáxias Ocultas, da editora Illuminare. Conto também disponível no formato de bolso pelo Clube de Autores.

A Natureza de Nibiru
El Vuelo Chárter para Miami

El Vuelo Chárter para Miami - o primeiro capítulo do livro Adução, adaptado para conto e traduzido em lingua espanhola. Disponível para leitura franca no Wattpad e no formato de bolso pelo Clube de Autores. Também na versão em português, leitura franca pelo site ISSUU.

Clips

Para cada um dos três lançamentos acima, um clip promocional foi desenvolvido:

Outro trabalho desse período foi a revisão e a republicação de uma crônica escrita em 2004, A Longa Jornada de Uma Noite Sem Fim, publicada em uma antologia sobre o sono. A crônica foi relançada em vários espaços livres: blog, Wattpad, ISSUU, ePUB e PDF, mas a grande novidade foi a edição de uma animação em Flash baseada na história. O formato Flash caiu em desuso, mas a animação pode ser assistida pelo vídeo abaixo:

Em 2018, a crônica A Longa Jornada de Uma Noite Sem Fim seria lançada na antologia Máquina Consciencial, do Engenho das Palavras, com prefácio da obra de Pedroom Lanne.

Antologias Poéticas

Até o final de 2017 foi um período fértil na escrita de poesias, especialmente de sonetos sobre temas variados, incluíndo política, ficção científica, terror e certo humor. Alguns sonetos foram célebres, chegaram a ser recitados em saraus, futuramente. Veja uma amostra abaixo:

Frankenstein

Outros sonetos, poesias ou textos poéticos foram publicados em antologias do gênero. Pela editora Chiado, da qual já havia participado de uma antologia em um lançamento em 2015, voltei a publicar mais um poema na segunda edição da mesma, a Antologia Paulista de Poesia Contemporânea Além do Céu, Além da Terra - Volume 2, com o soneto Ícaro.

Zoom
Antologia

Como escritor romancista, jamais sequer poderia postular a honra de poeta se não escrevesse sobre o amor - romancista sim, romântico nem tanto, por ora, apenas ocasionalmente. Foi sobre isso que recitei na antologia Poemar e Amar - em prosa e verso, lançada pela editora Fonte de Papel, organização de Cláudio Cassio, com o texto poético Sexo.

Pela editora Lado B, do ator e poeta carioca Brunno Vianna, participei de duas antologias: Alguns Acenos para Agora, com o poema A Maconha; e Dedos de Prosa, com a redação Bode Eterno; ambas lançadas pelo Clube de Autores. Nessa ocasião, também fiz as vezes em um sarau virtual, recitando o poema Versos.


Biênio 2018-2019

2

018 foi um ano bastante focado na preparação e na publicação do meu segundo livro, Abdução, Relatório da Terceira Órbita, mas houve muitas oportunidades para algumas novidades no âmbito mais amplo da escrita.

O ano começou no cinema, onde assisti e escrevi à respeito em uma primeira crítica (veja abaixo). Era ano de Copa do Mundo, portanto, de muitas publicações sobre futebol em meu blog. Uma série de resenhas e crônicas foi publicada de 2018 até o final de 2019; entre elas, sempre achando um espacinho pra falar de óvnis, meu objeto de interesse favorito como autor de uma grande saga sobre o assunto. Assim, vale destacar:

Star Wars VIII

Por falar em óvnis no litoral, a inspiração veio da FLIP com minha segunda participação na feira literária de Parati, em julho de 2018. Ocasião de lançamento da minha nova série de ebooks. A Bienal do Livro de São Paulo, realizada em agosto, marcou o lançamento da versão impressa de Abdução, de modo que esse período foi amplamente dedicado a divulgação do novo livro.

O luto mais doloroso desse período, em termos pessoais, foi o falecimento do professor José Marques de Melo, em 20 de junho de 2018, um dos grandes mentores que iluminaram meu conhecimento.

Saraus

No epílogo de 2017, em dezembro, participei do Sarau da Ficção-Científica, um evento organizado pelo Espaço Novo Conceito, em que tive oportunidade para ler um parágrafo do meu livro, Adução. Todavia, foi em 2018 que compareci em um sarau bem peculiar, o Sarau dos Malditos, organizado pela Reversa Webrádio, em um bar em São Paulo, num sábado a noite, mês de julho. Oportunidade para recitar alguns poemas macabros que tanto agradam ao público da rádio, incluindo um soneto em homenagem ao próprio evento, este declamado pelo Sr. Arcano, o anfitrião do Sabbath. A Pedroom TV gravou um trecho do sarau:

Mundo Geek

Até 2019, foram vários eventos literários ou feiras geek que participei com mesa de autógrafos, exposição do livro, bate papo, pequenas palestras e outras atividades relacionadas à literatura e ao universo nerd. A começar, em São Paulo, por uma mesa de exposição na Biblioteca Cassiano Ricardo; seguido de dois outros eventos na Biblioteca Viriato Corrêa: o primeiro de cunho ufológico, a Palestra Crop Cicles; e, o segundo, o LITERA SP, que reuniu escritores de fantasia e mistério. Na USP, estive na III Feira de Livros 2017, da faculdade de Letras. Nessa mesma ocasião, vale também lembrar uma visita ao IAG - Instituto de Astronomia e Geofísica da USP. Na Fábrica da Cultura, Zona Leste da cidade, compareci ao Festival Cultural de Sampa.

Na Grande São Paulo:

Em Santo André, estive na Fanzinada 2018, com a presença de Marcatti, quadrinista e pai do capista de Abdução, Fernando Marcatti. Em Barueri, participei da Open House, na gibiteca Max Zandron; e do Whatever Nerd Fest Vol. 1, realizado na ETEC do centro.

Zoom
Pedroom na Fanzinada

Em uma exposição da loja Toyshow na Rua Pamplona, zona sul de São Paulo, o livro Adução, o Dossiê Alienígena chegou a posar em uma foto nas mãos de Marty McFly, dentro do DeLorean, a famosa máquina do tempo da película De Volta Para o Futuro - um dos filmes que, certamente, inspiraram bastante a minha obra. Veja abaixo:

Zoom
Cosplay de Marty McFly, no famoso DeLorean

No último evento geek de 2019 - e que se tornaria o último evento literário durante um longo período -, fui convidado para uma mesa de debates na Geek Fair de São Paulo, realizada na Associação Beneficiente Osaka Naniwa Kai, entre outros autores, com a presença da escritora Caroline Fortunato.

2019 também foi ano de FLIP, com minha terceira participação em seguida na grande festa literária paratiense. Desta feita, já contando com os dois livros, Adução e Abdução, para vender e divulgar durante o evento. A Pedroom TV registrou os takes & shots da feira internacional de Parati.

UFO SUMMIT

Como parte de minhas investigações e sondagens sobre o universo que me intriga e me leva à escrita, participei de um evento ufológico realizado no Palácio de Convenções do Anhembi, São Paulo, o UFO SUMMIT, em dezembro de 2018. Evento em que dois nomes famosíssimos do meio internacional da Ufologia, Giorgio A. Tsoukalos e Erich Von Däniken, tiveram a oportunidade de conhecer a saga Adução & Abdução.

Entrevistas

Durante esse período, como escritor, realizei novas entrevistas literárias, porém, não apenas como entrevistado, mas como entrevistador também, para serem publicadas no meu blog:

À convite do colega escritor Fábio Shiva, poeta baiano, um projeto interessante que tive a honra de participar foi uma rodada de entrevistas do site Mundo Escrito, elaboração do escritor Axel Guedes, de Salvador (BA). Participaram dez escritores que, em curtos depoimentos em vídeo, compartilharam seus pensamentos tendo como ponto de reflexão a seguinte questão: Qual o papel da literatura no mundo de hoje?

Veja abaixo a gravação original, sem cortes, enviada para o site Mundo Escrito:

Antologias e Crônicas

Em 2018, minha publicação de destaque era o meu segundo livro, Abdução, Relatório da Terceira Órbita, portanto não houve lançamentos de contos ou participações em antologias do gênero fantástico; exceto poéticas (veja mais abaixo). Em 2019, todavia, foram dois lançamentos de destaque. Confira:

Os Alienígenas Tripoides - conto extraído do livro Adução, Parte II: o Estranho Universo Quântico, que faz uma paródia aos alienígenas descritos por H. G. Wells na obra A Guerra dos Mundos, e descreve a natureza oculta dos marcianos tripoides. Publicado na antologia Arquivos UFOs, organizada por Rogério Veiga do Grupo Literarte.

Arquivo UFOs
Dia de Decisão

Dia de Decisão - uma crônica longa sobre gravidez precoce e futebol, envolvendo uma família paulistana e protagonizada por uma garota adolescente. Publicada para leitura franca pela plataforma Wattpad e em arquivo PDF, clique aqui para baixar e abrir.

De Volta para a Poesia

Embora a produção de contos tenha sido tímida nesse biênio, especialmente na minha linha favorita, a do fantástico, a criação de textos poéticos e a participação em antologias do gênero seguiu no mesmo ritmo.

A participação mais notória, sem dúvida, foi na Antologia Anual de Poesia Maldita Nacional Contemporânea Soturnos, volume 3, organização do Sr. Arcano, lançamento da Círculo Soturnos, execução da webrádio Soturna Sintonia, onde saíram três sonetos meus bastante sombrios: Morte, Frankenstein e Fim do Mundo. Um autêntico embarque num trem fantasma.

Soturnos 3

Pela editora Scortecci, publiquei os poemas O Livro e Briga na Antologia de Poesia, Contos e Crônicas Impressões Literárias, lançada em uma grande convenção de gráficas e maquinários de impressão, a Expoprint Latin América 2018, no Expo Center Norte, São Paulo.

Pela já tradicional editora Chiado, participei de duas novas antologias. A primeira, Liberdade, Antologia de Poesia Livre, com um soneto homônimo; a segunda, o volume 4 da Antologia Paulista de Poesia Contemporânea Além da Terra, Além do Céu, com o poema Bolsonero.

Fusca
Fusca

Por fim, numa promoção com a Katraka Suspensão e Acessórios, uma mecânica especializada em veículos Wolkswagen antigos, foi realizada uma distribuição de impressos para clientes e associados da loja, situada no bairro do Tatuapé, São Paulo, com o poema Fusca.


Pandemia

A

pandemia do novo Coronavírus se disseminou bem no momento em que eu já estava recluso em casa, de dezembro de 2019 a março de 2020, finalizando a escrita da quarta parte da saga Abdução.

Isolado em casa, após o complemento da escrita, o confinamento foi preenchido com a revisão e a preparação dos novos livros e ebooks, além de muitas outras produções literárias passíveis de serem executadas em home office. Sobretudo, tempos de muita revolta expressa em matérias no meu blog e em posts nas redes sociais.

Não obstante, em 2020, mais uma vez o ano começou nos cinemas, naquele que seria o último passeio realizado durante muito tempo, em 5 de janeiro, dia seguinte ao qual escrevi uma breve resenha sobre o filme Star Wars IX - A Ascensão de Skywalker. Aliás, nesse período de revisão e preparação da minha obra, as resenhas se resumiram à filmes ou seriados. Elas foram:

Homeland

Na literatura, com o foco no trabalho de preparação da obra Abdução, foram poucas postagens relacionadas. Vale citar três:

Participações em Antologias

A pandemia acabou bagunçando o cronograma de produção do meu novo livro, Abdução, partes III e IV, junto à editora, sua preparação iniciaria em março e só terminaria em outubro. Essa demora foi preenchida com as publicações de dois contos e de uma crônica. Foram elas:

A Volta de Júpiter

A Volta de Júpiter - conto futurista extraído da obra Abdução, longo, descritivo e ambientado no Sistema Solar, órbita de Júpiter. Narra a colonização do astro-rei e a construção da usina de Eletrópolis, uma teralópole situada no Olho de Júpiter. Publicado na antologia virtual Malha do Multiverso, pela plataforma Bilbbo.

Anatomia Tesla - conto extraído da obra Abdução, curto, que faz uma estranha conexão entre o passado e futuro, cujo papel decisivo do inventor Nicola Tesla se prova inequívoco quanto ao teor de sua genialidade. Publicada pela antologia Retrofuturo, da Ana Angélica Edições & Publicações. Devido à pandemia, o livro ficou para 2021.

Retrofuturo
Quarentena

Quem quer manter a calma? - breve crônica sobre os dias de confinamento pela pandemia do novo Coronavírus e a fobia de contágio pelo Sars-CoV-2. Publicada para leitura franca pela plataforma Wattpad ou em arquivo PDF para baixar e imprimir.

On Live

Sem feiras, festivais, encontros ou saraus presenciais, os eventos literários se resumiram a aparições online, em lives, vídeos ou em mensagens gravadas, como a enviada para a Geek Fair On. O período também marcou o retorno das participações em lives do canal renomeado Rede Projeto Espaço Dimensão e Estrelas.

Geek Fair On

Na Pedroom TV, lives também foram veiculadas para pontuar o lançamento dos novos ebooks de Abdução, no decorrer de 2020, com novas edições do programa aLIVEnígena. Outra entrada interessante foi uma pequena pílula com a aparição de Pedroom Lanne na TV 247.

Pandemia, Pânico, Pólvora, Pá, Pá, Pá...

Quarentena

A poesia de maior relevância criada durante esse período de cárcere doméstico foi, justamente, sobre o caos instalado no mundo e, sobretudo, no Brasil. Um poema inspirado na canção do rapper Gog, de Brasília (DF), intitulada "Brasil com P" - tratando-se, de fato, de uma rima. Essa rima foi publicada pela editora Chiado na antologia Quarentena, Memórias de um País Confinado, em agosto de 2020.

Nesse pânico, na revolta, no inconformismo e na incerteza causada pela pandemia e, também, pela triste cena política do Brasil, calma é o escambau! Esses sentimentos tomaram praticamente todas as atividades nas redes sociais e no Pedroom Lanne Blog, com vários manifestos, textos opinativos e o repúdio aos tristes fatos e à morte de milhares de patrícios, nesse pesaroso espaço de tempo. Algumas matérias de destaque, umas mais, outras menos pessimistas, foram:

Diego Maradona

Em memória

Paolo Rossi

Sem dúvida, uma das piores notícias desse ano de pandemia foram as duras perdas que o mundo do futebol sofreu, com as mortes, em sequência, do ídolo argentino Diego Armando Maradona, el Pibe de Oro, e do italiano Paolo Rossi, o carrasco de Sarriá.

Como apaixonado por futebol desde criança, essas duas perdas foram um duro choque pra mim. Especialmente por se tratarem de dois ídolos que fizeram história durante minha pré-adolescência e juventude, época em que o futebol me causava um grande fascínio, sendo Maradona e Rossi dois craques que me marcaram profundamente desde daqueles tempos mais antigos.

Como escritor, diante da tristeza sofrida pela morte de ambos os craques, só me restou lhes prestar minhas homenagens através das palavras, com os textos abaixo publicados:

R. I. P.
 

[ Topo | Voltar ]

 

O homem no porão Uma Aventura na Selva
Home

Pedroom Lanne - Escritor

[ Log de Trabalho | Sobre o Autor ]

Weblog > Histórico > Antologias
& Contos