Alienígena Quântico

Romance"Adução" 2013-2015

Saiba um pouco mais sobre a produção do primeiro livro de Pedroom Lanne: Adução - O Dossiê Alienígena - uma história de ficção-científica sobre a vida alienígena e paródia da vida terrestre


A

ideia central do livro "Adução" veio a mente do autor, Pedroom Lanne, em 21 de Dezembro de 2012, na cidade de São Thomé das Letras - MG, no último dia da "conta longa"

do calendário Maia. Há quem diga que o teor científico da história tenha sido plantado inconscientemente na cabeça do autor por um alienígena durante a estada na cidade mineira, local supostamente atribuído a atividade extraterrestre. Já o mesmo prefere acreditar que o livro é fruto de sua criatividade, imaginação e de referências que incluem, além da viagem para São Thomé, visitas às ruínas de Tiwanaku na Bolívia, Saqsaywama e Machu Picchu entre outras no Peru, além de um vasto repertório de interesse pessoal em torno da teoria dos Astronautas Antigos de Carl Sagan e a série científico documental Through the Wormhole narrada pelo ator Morgan Freeman (EUA: Prod. Geoffrey Sharp, 2010). Outra fonte do autor, que se relaciona diretamente com tema central da obra, que inspira e coincide com o início da narrativa, é o livro Triangulo das Bermudas de Charles Berlitz (SP: Círculo do Livro, 1974).

Controvérsias a parte, a obra começou a ser escrita em janeiro de 2013 e completa um ano após. Durante esse trabalho, uma extensa bibliografia foi consultada, tradicional e virtual, e os principais nomes que inspiraram o autor foram referendados com um post na Internet.

Informações sobre a obra

Obra: "Adução"
Subtítulo original: Dossiê de um Transmutado Alienígena
Autor: Pedroom Lanne
Formato: Livro, e-book
Série: Adução & Abdução - A Dylogia
Gênero: Ficção-Científica, high sci-fi
Tema: Vida alienígena, evolução da espécie
Estilo: Novela, supernatural, paródia, odisseia
Público-Leitor: Jovem e adulto
Linguagem moderada: 12 anos
Nº de Páginas: 640

Capa by Pedroom Lanne
A capa da 1ª edição


Um post no Mini-Blog de Pedroom Lanne celebrou a data em que o livro foi completo, em 10/01/14, a partir de então se iniciando uma etapa de três meses para revisão ortográfica e de aspectos cronológicos do texto, incluindo o trabalho de colaboradores profissionais. O período foi também dedicado à busca por uma editora interessada em publicar a obra. Com esse objetivo, foi elaborado um texto de apresentação contendo informações sobre o autor, sinopse, estrutura da obra, elementos da narrativa, temas de interesse, referências do autor e uma análise do mesmo sobre a história do livro.
Clique aqui e acesse o arquivo com a Coletânea da Obra, em formato PDF.

Visando uma possível publicação autoral, esse período foi igualmente dedicado a trabalhar os aspectos gráficos do livro, as ilustrações e os infografos contidos na obra, pré-diagramação, elaboração de elementos pós-textuais e um estudo de capa.
Posteriormente, por meio de um novo post no Mini-Blog, um texto dedicado ao público alvo da obra, incluindo editores possivelmente interessados em publicá-la, revela quais são os leitores que o autor busca atingir com sua história: O Autor e Seu Leitor, clique aqui para acessá-lo.

Na busca por possíveis contatos, tanto para publicar o livro, quanto para encontrar o público leitor - além do inerente interesse pessoal pelo assunto -, o autor participou do II Fórum Mundial de Contatados promovido pela revista UFO em maio de 2014, sediando em Curitiba - PR. Essa experiência foi vital para ajudá-lo a conhecer melhor um pouco do meio relacionado a sua obra, a ufologia, e ajudou a inspirar e fomentar ainda mais a ideia de uma continuação para a história narrada em "Adução" (o título Abdução destacado na capa desde weblog).


O eBook

A

s dificuldades para se encontrar a editora ideal para publicar o livro levou o autor optar inicialmente pela autopublicação em formato digital, o ebook.


Zoom
O flyer do ebook

Na adaptação ao formato, por se tratar de um livro extenso, com muitos gráficos e recursos especiais de formatação, o ebook foi dividido em três volumes, o primeiro lançado em 14/10/14 pela plataforma Kindle Brasil, período em que o autor criou um flyer para divulgar a obra (ao lado). Nas semanas seguintes foram lançados os demais volumes da trilogia incluindo novas plataformas online: Kobobooks e Clube de Autores.


Cerca de seis meses após o lançamento da trilogia em ebook, foi feita uma primeira reformulação de capa com base na imagem que seria, posteriormente, utilizada na versão impressa do livro. Nessa ocasião, o conteúdo do ebook, contando textos e ilustrações, foi igualmente atualizado nas três plataformas digitais supracitadas e adicionado ao Mercado Livre, pela primeira vez, com a história completa em volume único.

Capa by Pedroom Lanne
A capa nova


Noll Quanticus
Noll Quanticus

Em paralelo, foi realizado um trabalho de divulgação pela Internet, incluíndo o site do autor, blog e mídias sociais. Pelo Facebook, o autor já vinha mantendo um log de atividades desde os primeiros meses de escrita do livro por meio de um perfil dedicado à um dos personagens da história, o alienígena Noll Quanticus, através do endereço: facebook.com/noll.quanticus, sítio utilizado para centralizar a divulgação da obra e o contato do

autor com o público. Além disso, foram criados espaços em outras comunidades para aumentar a visibilidade do autor/obra, são eles:

Outra ferramenta utilizada pelo autor foi o Wattpad, através da qual lançou gratuitamente o primeiro capítulo da obra, este que pode ser compreendido como um conto introdutório ao título "Adução", com começo, meio e fim. O conto foi veiculado como parte do livro e intitulado Adução Série: O Voo Charter para Miami, clique aqui para acessar. O espaço também foi proveitoso para o autor publicar outros textos e contos, incluindo novos capítulos da série relacionada ao livro.

Zoom
Capa de Alexandre Boure

Conforme foi feito com o ebook, uma reformulação de capa e conteúdo, além de novas publicações no sítio, foi realizada cerca de seis após o lançamento da série no Wattpad.


A Editora

Em dezembro de 2014, os contatos do autor finalmente renderam frutos e a editora Talentos da Literatura Brasileira assinou contrato para publicação da obra nos formatos impresso e digital. O lançamento foi previsto para o primeiro semestre de 2015, mas só veio acontecer ao crepúsculo do ano. Por ocasião de lançamento da obra, a editora optou por um título mais curto e direto, assim, a obra que se intitulava "Adução - Dossiê de um Transmutado Alienígena", passou a ser "Adução - O Dossiê Alienígena".


Os Colaboradores

N

o processo de produção e revisão da obra, a principal colaboradora do autor foi sua esposa, Solivanda Alves, quem, além de ajudar a manter a integridade mental do mesmo, serviu como referência para assuntos relacionados

a medicina e as ciências biológicas, tema fortemente explorado na narrativa. Também por auxiliá-lo no processo de revisão ao desempenhar uma narrativa oral completa da obra junto ao autor. Contratada pelo autor para a publicação da primeira edição em ebook, a revisora ortográfica Maria Dolores de la Sierra Mata foi a responsável pelo toque profissional durante esse processo de revisão. Já pela editora Talentos da Literatura Brasileira, Luiz Alberto Galdini e Márcio Campos foram os nomes responsáveis pela revisão e preparação final do texto do livro, enquanto Nair Ferraz foi a editora que coordenou os trabalhos entre editora e autor.

Outro colaborador importante foi o desenhista Kike Espinoza, capista e ilustrador da obra, e o colega Gustavo Kadekaro, que também contribuiu com diversos ícones contidos no livro. Outros entrevistados, colegas, professores e especialistas cujos ensinamentos, dicas e conselhos

Zoom
Agradecimentos
foram vitais para conclusão desse trabalho, estão destacados na imagem ao lado. À todos o autor expressa sua imensa e eterna gratidão.

O Lançamento

E

m 17 de novembro de 2015, o livro "Adução, o Dossiê Alienígena" foi oficialmente lançado em uma noite de autógrafos junto ao autor na Livraria da Vila, filial de Pinheiros, em São Paulo.

 

O evento de lançamento não foi nenhum blockbuster, compareceram familiares e amigos mais chegados do autor, além de algumas poucas figuras ilustres, tais como o poeta Oliveira Neto (pai de Pedroom Lanne), o fotógrafo e radialista Wesley Cavalcante, que fez um registro fotográfico do evento, e o escritor Plínio Camillo.

Além da ritualística tradicional entre dedicatórias, fotos, beijos e abraços típicas de um lançamento de livro, momento marcante foi a pequena palestra de Pedroom na abertura do evento.

Zoom
O livro

Zoom

Minutos em que o autor discursou brevemente sobre a temática da obra e a inspiração para escrevê-la, além de responder algumas perguntas do público presente. Clique aqui para assistir um trecho.

Divulgação

Após o lançamento, autor e editora iniciaram uma campanha de divulgação da obra, especialmente pela Internet por meio de posts em diversos sites, promoções e sorteios em comunidades de literatura, incluíndo a distribuição do livro para blogueiros e resenhistas, bibliotecas e a disposição física em sebos, bancas e livrarias. Dentre alguns dos inúmeros contatos feitos nesse período, se destacam as parcerias do autor com blogueiros em troca de um espaço de divulgação na última página do livro "Adução", estes patrocinadores foram o escritor Ademir Pascale e o site Café & Espadas. Ambos divulgaram o livro em suas páginas e nas redes sociais, em paralelo, algumas entrevistas foram realizadas com outros blogs, uma pelo site Divulga Autor, outra pela escritora Marilene Dias e, por fim, uma terceira pela ufã Rilva Simões.

Além disso, quatro resenhas de blogueiros fãs de literatura foram publicadas, acesse abaixo:

O autor, de sua parte, fez uso das mídias sociais, site e blog para autodivulgar o livro. Pelo Facebook, memes foram viralizados, páginas foram alimentadas e novos espaços criados, tais quais o Grupo Multividual do Escritor Pedroom Lanne e do Alienígena Noll Quanticus (secreto), agregando a comunidade de fãs e leitores da obra, e a página promocional da trilogia em ebook Adução, Dossiê de um Transmutado Alienígena, um log de referência rápida para qualquer interessado saber como adquirir o ebook ou o livro.

Uma nova plataforma explorada foi a Banca Virtual ISSUU, na qual foram republicadas algumas histórias já publicadas pelo Wattpad, e outras inéditas de literatura infantil e poesia.

Para fomentar a leitura da obra, entre as veiculações do autor pela Internet, se destaca um spoiler contendo o diagrama com análise da jornada mitológica do herói através do personagem central da narrativa, além de publicações de pequenos trechos do livro em comunidades específicas conforme o tema central que abordam.

Após a fase inicial de divulgação, o livro passou a ser vendido virtualmente em várias livrarias, tais como Saraiva, Cultura, Cia. dos Livros, Livraria da Travessa, Livros da Colina, Submarino, todavia, o site que centralizou a maior parte das vendas (e os melhores preços), contendo as edições impressa e digital, foi a livraria Amazon.

Pelo Youtube, o autor criou o Canal Pedroom Lanne, através do qual veicula vídeos de possível interesse público e aquela que foi uma das principais peças de divulgação do livro, o lançamento de um booktrailer. Assista abaixo.

Booktrailer

 


O Novo eBook

N

o inicio de 2016, Pedroom Lanne se dedicou a reformulação da primeira edição do ebook Adução, Dossiê de um Transmutado Alienígena.

Aproveitando e aprimorando o trabalho do capista Kike Espinoza, foram atualizadas a primeira página dos três volumes da trilogia lançada pelo Kindle, Kobobooks e Clube de Autores. A nova edição incluiu também uma reformulação no texto com novas passagens, revisão ortográfica e reedição de ilustrações e gráficos, porém, a grande novidade da versão 2016 do ebook foi a criação de um subtítulo específico para cada uma das partes da obra e a adição de uma borda colorida para caracterizar os três volumes como parte de uma coleção. Veja abaixo.

Zoom --- Zoom --- Zoom
As novas capas da trilogia Adução em ebook

Para marcar a novidade, inspirado pelo lançamento do filme Star Wars VII - O Despertar da Força na virada de 2015 para 2016, o autor criou uma trilogia de trailers, cada qual introduzindo a história do respectivo volume, para assistir, baixe os arquivos abaixo:

Nesta mesma ocasião, a editora Talentos da Literatura Brasileira também lançou o ebook Adução, o Dossiê Alienígena em edição completa seguindo a mesma formatação do livro impresso, para a qual igualmente foi editada uma versão alternativa do trailer, clique aqui para baixar.


A Edição de Luxo

E

m fevereiro de 2016, após publicação das novas edições do ebook, o período foi dedicado a disponibilizar o mesmo em outras plataformas e formatos.

Assim, o ebook foi disponibilizado através das plataformas Google Play, Publique-se (da livraria Saraiva) e no site luso Wook. Todavia, o maior destaque foi a criação de uma nova versão impressa através do Clube de Autores, a edição de luxo do livro Adução, o Dossiê Alienígena.

Zoom
Edição de luxo

O diferencial dessa edição está no formato tabloide 20x20 e na qualidade do papel, além de contér novas passagens, informações, ilustrações e anexos inéditos, tendo a opção de ser adquirido com capa-dura e miolo colorido. Clique aqui para acessar a página do livro no Clube de Autores. Para esta edição especial, um booktrailer alternativo foi igualmente publicado, clique aqui para baixar e assistir.


[ Topo | Fechar ]