OFICINA DE FOTOGRAFIA
Prof. Pedro Luiz Costa - UniFIAMFAAM - Curso de Comunicação Social

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Aula 02

Tópicos da Aula

História da Fotografia: Um Breve Olhar | Papel fotográfico: Processo Químico | Tipos de Papel Fotográfico

História da Fotografia: Um Breve Olhar

Fotografia = Foto + Grafia = Luz + Escrita = Escrita da Luz

Câmera Escura:

Princípio aprimorado por Leonardo da Vinci no séc. XV:

  • Uma caixa fechada, com um pequeno orifício coberto por uma lente. Através dele penetram e se cruzam os raios refletidos pelos objetos exteriores. A imagem, invertida, inscreve-se na face do fundo, no interior da caixa.  
  • Invento é desenvolvido pelo físico napolitano Giambattista Della Porta, no século XVI.

Ao lado, exemplo de câmara escura

Tópicos da História da Fotografia:

  • Em 1826, francês Niépce foi autor da primeira experiência fotográfica registrada.
  • Em 1835, francês Daguerre criou processo fotográfico com chapas de cobre
  • Inglês Talbot inventou o suporte em papel para a fotografia, processo chamado de "calótipo".
  • Em 1850, Frederick Scott Archer, inventa o processo fotográfico em Colóide Húmido.
  • Francês Nadar usou a fotografia como forma de expressão artística.
  • Disderee inventou uma câmera com 4 lentes reproduzida numa chapa com 4 imagens, o nascimento da fotografia "comercial".
  • A Chapa Seca (ou colóide seco) foi a evolução seguinte no suporte após o colóide húmido.
  • George Eastman (Kodak), lançou em 1886 a primeira câmera popular com bubina de fita.
  • Kodak lança o Safety Film (celulose) em 1947, e a ESTAR (polyester) em 1960, as bases dos filmes utilizadas até hoje.
  • Antoine Hercule Romuald Florence, Franco-brasileiro é reconhecido como pioneiro na descoberta da fotografia, em 1832 inventou o processo batizado de “Photographie”.
  • Sebastião Salgado, fotógrafo brasileiro de grande repercursão internacional.
  • Henry Cartier Bresson é o grande fotógrafo do Séc. XX.

Papel Fotográfico: Processo Químico

  • Papel Fotográfico = Emulsão = Possui Fotosensibilidade
  • Emulsão = parte da base fotográfica que possui elementos fotosensíveis, ou seja, que retém a luz solar, composta por uma gelatina (extraída do tutano de boi) + Haleto de Prata (sais, cristais)
  • Haleto de Prata = Gera imagem latente (invisível)

O papel, após ser exposto a luz provinda do ampliador que imprime a imagem do filme fotográfico no papel:

  • Passa no 1º químico: Revelador
  • Revelador = Metol/ Hidroquinona (alcalino)
  • Oxida os haletos de prata metálica
  • Tempo de banho: 1' 30''
  • Passa no 2º químico: Interruptor
  • Interruptor (ácido) = corta a ação do revelador
  • Tempo de banho: 30'
  • Passa no 3º químico = Fixador
  • Fixador (tiossulfato de sódio, ácido) = retira os haletos de prata
  • Tempo de banho: 1' á 2'
  • Passa em água corrente:
    • 5 minutos: papel resinado
    • 30 minutos: papel fibra

OBS: o papel fotográfico é ortocromático, ou seja, não é fotosensível á luz vermelha.

Tipos de Papel Fotográfico

1-) Papel Resinado: feito de película de polietieno, é mais barato porém menos durável, utilizado para fotos mais corriqueiras e que não necessitem de um acabamento de maior qualidade, sua lavagem é feita em 5 minutos. Possui uma impermeabilidade maior e necessita de menos tempo de exposição para se obter a foto.

2-) Papel Fibra: mais nobre (mais caro), apresenta melhores resultados, ótimo para fotografias em P/B e é mais durável, requer o uso de um químico especial de pré-lavagem, esta demora 30 minutos.

  • Papeis ainda possuem variações conforme o Contraste (fixo ou variável) e conforme a Superfície (brilhante, fosco, perolado, metálico e/ou mate).

Contraste:

  • Tem uma escala que vai de 0 á 5.
  • O valor 2 equivale a um contraste normal, quanto maior a escala, maior o contraste.
  • A variação do contraste pode ser utilizada para obter cópias menos contrastadas em negativos duros (com alta diferença em áreas de alta e baixa luz), ou o oposto, obter cópias mais contrastadas de negativos suaves (com pouco diferença entre altas e baixas luzes).
  • Dica: para negativos muito escuros deve-se utilizar um papel de baixo contraste.

Superfície:

  • Brilhante: realça mais os contrastes da imagem.
  • Fosco: deixa o contraste da imagem mais fiel ao negativo.
  • O papel mais brilhante que existe é o GLOSSY, e o mais fosco é o MATE.
  • Para valorizar fotografias artísticas, pode-se utilizar papéis mais nobres de diversos tipos: texturizados, metalizados, cetim, perolados, etc...

 

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