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Dicas

Internet para RP e vice-versa
Por Pedro Luiz de Oliveira Costa Bisneto*

J. B. Pinho é um autor de diversas obras ligadas a Internet e Comunicação – principalmente na área de Publicidade e Relações Públicas, das quais vale destacar os títulos “Jornalismo na Internet”, “O Poder das Marcas” e “Publicidade e Vendas na Internet”. Em “Relações Públicas na Internet”, Pinho busca mostrar de maneira simples e direta todos os recursos da grande rede que podem e devem ser utilizados pelos profissionais de relações públicas para um melhor desempenho de suas funções, ou seja, um melhor feedback do profissional de RP com os seus públicos-alvos, internos ou externos a empresa onde trabalha ou presta consultoria.

O livro pode ser dividido em três partes principais. Na primeira, introdutória, Pinho nos traz um aparato geral da profissão e do profissional de Relações Públicas e também faz uma introdução da Internet e seu ferramental de um modo geral. Muito interessante para referência e consulta a alguns fatos ligados à história das relações públicas e da chegada da Internet no Brasil.

Em seguida, Pinho começa uma odisséia de narrativas a respeito da grande rede e os seus mais variados recursos, introduzindo e explicando diversos conceitos, dos mais simples aos mais avançados, tais como correio eletrônico, FTP, Chat e Telnet entre outros. De maneira objetiva, o texto busca desmistificar alguns recursos que são pouco utilizados pelos profissionais de RP, e que podem auxiliá-lo no desempenho de suas funções, multiplicando e agregando novas formas e canais de comunicação ao profissional para que ele possa ser mais produtivo e eficiente.

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O Livro de J. B. Pinho "Relações Públicas na Internet"


Neste passeio pelos recursos da grande rede, vale destacar algumas informações importantes, como por exemplo, a definição dos profissionais e tecnologias disponíveis na Web e nas redes corporativas das empresas, os recursos de Intranet e Extranet (além da própria Internet) e o valor que essas pessoas e tecnologias podem agregar ao profissional que queira ir além do simples e-mail para se comunicar com seus públicos-alvos utilizando recursos virtuais.

A terceira parte do livro já é voltada mais diretamente ao profissional de relações públicas, onde Pinho nos conta como desenvolver relações – via web – com os diversos públicos das empresas: mídia, imprensa, consumidores, funcionários, investidores, comunidades, governo, legisladores e como a empresa pode usar a Internet em situações de crise. Nesta parte, o autor nos traz diversos cases para demonstrar de forma prática como se dá o uso da Web para a comunicação e os fins citados acima, o que além de interessante, serve de exemplo para qualquer profissional de RP e de comunicação de um modo geral.

O livro ainda conta com um glossário de termos da Internet e da computação bastante abrangente, onde ele explica o significado de vários termos, o que é extremamente útil para consulta e referência dos mesmos para qualquer pessoa que queira saber mais sobre a Internet e os computadores de um modo geral.

Além da vivência própria do autor, seu conhecimento na Web e a sua formação em comunicação, Pinho nos traz em “Relações Públicas na Internet” uma série de referências, citações e exemplos que nos prova que a Internet é a uma ferramenta de uso essencial para qualquer profissional da área da comunicação, e com este livro fica claro que é também uma ferramenta de importância extrema aos profissionais de Relações Públicas.

O livro, de apenas 215 páginas, é de fácil e rápida leitura, com linguagem coloquial para acesso aos públicos mais leigos no assunto, mas o teor total de suas informações nos traz um conteúdo que vai muito além do que está escrito, pois ele abre as portas da grande rede e esta, como o próprio autor nos coloca, não têm fronteiras ou limites.

São Paulo, 24 de Setembro de 2004.


* Pedro Luiz de Oliveira Costa Bisneto é docente do UniFIAMFAAM e leciona Computação Gráfica e Webdesign para as habilitações de Relações Publicas, Rádio e TV, Jornalismo e Produção Editorial.