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             Marca de tênis é o diferencial entre 
            adolescentes 
            Juliana Braga de 
            Almeida Bichir 
            É fácil 
            observar que entre os adolescentes de hoje existe uma espécie de 
            ditadura da moda. Olhando um grupo de jovens na faixa etária entre 
            12 e 15 anos, fica fácil de definir quem faz parte de qual grupo, 
            tribo, devido aos uniformes. Eles estão sempre se baseando nos seus 
            ídolos e nas ultimas tendências da moda.
  Dentro dos colégios 
            que obrigam o uso de uniforme, essa caracterização fica um pouco 
            comprometida. A saída é usar tênis diferentes. Usar um Nike, um 
            Adidas ou um All Star faz a diferença. . "Dentro da roupa da escola 
            o tênis é a única coisa minha que eu uso", disse Carol Spielkamp, 13 
            anos, aluna do colégio Objetivo.
  Na adolescência as 
            personalidades ainda estão em formação o que gera uma facilidade de 
            influenciar esses jovens. Conversando com Juliana Jurado 18, 
            vendedora da loja Miss Gaty Teen, podemos perceber isso, "Os 
            adolescentes estão sempre procurando as ultimas novidades, 
            principalmente que aparecem na televisão ou em revistas. É uma moda 
            bem reciclável", disse Juliana. É um mercado bem interessante, mas 
            pode ser um pouco comprometedor para a cabeça desses 
            jovens.
  O uso do uniforme busca evitar esse tipo de 
            dependência da moda, visando deixar um espaço maior para os jovens 
            formarem suas personalidades. Segunda a educadora Stela Maria 43, do 
            colégio Cristóvão Colombo, "a implantação o uniforme se deu a partir 
            do momento que começamos a ter problemas entre os alunos". De acordo 
            com Stela, a vestimenta dos adolescentes e de importância maior 
            entre eles, que utilizam o estilo das roupas para definir o grupo de 
            amizades.
  Dada a devida importância ao par de tênis, 
            descobre-se que o simples calçado pode ter uma imensa importância 
            dentro das escolas. All Star, Nike, Puma, Adidas, não são apenas 
            marcas de tênis. Para os adolescentes cada uma corresponde um 
            determinado estilo e carrega uma ideologia que normalmente é 
            transmitida pela publicidade.
  Diferentes imagens são 
            associadas as marcas de tênis. Por exemplo, o tênis All Star, por 
            ter sido um marco dentro da geração punk no início dos anos 80, tem 
            sua imagem associada a um grupo de pessoas mais alternativas. 
            Segundo a Carol, "o All Star é um tênis básico, confortável, mas, 
            que demonstra estilo". Já o americaníssimo Nike é preferido por um 
            grupo de pessoas que geralmente praticam esportes. 
                "A 
                  Nike, tem sempre as melhores inovações para melhor o nosso desempenho 
                  dentro dos esportes", disse Rodrigo Alves, 15 anos, cursando 
                  o primeiro ano do colegial no colégio Porto Seguro. As marcas 
                  Adidas e Puma possuem uma imagem associada ao etilo streetwear 
                  (vestimenta de rua) e aos skatistas. "Não ando de skate. Não 
                  me importo de ter minha imagem associada a isso", disse Vitor 
                  Loscalzo, 17 anos do colégio Vera Cruz. 
                   
                  Os adolescentes estão geralmente tentando passar uma imagem, 
                  mostrar para os outros o tanto que estão por "dentro da moda", 
                  nas palavras da professora Cândida Sevilhano. "Um pouco por 
                  não saberem direito as virtudes para mostrá-las, eles vêem no 
                  modo se vestir e comportar uma maneira de se afirmar", completa 
                  Cândida. 
                
               
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