FIFME - Federação Internacional de Futebol de Mesa

HOME

NOTÍCIAS

e-Shop FIFME

MAPA DO SITE

CONTATO

BOLA ROLANDO:

EM ANDAMENTO
AMISTOSOS
.- FUTSAL
TORNEIOS
ELIMINATÓRIAS
CAMPEONATOS
.- COPA ROCCA
.- INTERCONTINEN.
.- CHAMPIONS
COPAS DO MUNDO
CLUBES
.- TORNEIOS
FUTSAL

FEDERAÇÃO:

LIGA DE SELEÇÕES
.- MASTERS
LIGA DE CLUBES
LIGA DE FUTSAL
.- ANTIGA LIGA
.- SUB-17
.- VÁRZEA
LIGA DE PRAIA
.- GAÚCHA
LIGA PRÓ
SUBBUTEO LEAGUE
CONFEDERAÇÕES
ESTÁDIOS
SEDE & INFRA
ARBITRAGEM
.- REGRAS
PRESIDÊNCIA
.- ESTATUTO

BOTÕES:

TODOS BOTÕES
.- ÍNDICE
.- ESPECIAIS
.- COLEÇÕES
.- .- CBF
EX-FILIADOS

 

 

Topo

Itália apronta "Maracanazzo" e fica com a II Top 16 World Cup - o primeiro título da 7ª Era FIFME - goleando o Brasil na final por 5x2

A Itália acabou com o sonho brasileiro de conquistar o bi-campeonato da Top 16 World Cup, de quebra impediu que o Brasil fizesse um hat-trick de títulos, uma vez que o time canarinho vinha das conquistas em sequência da III Copa dos Campeões e da Master Cup - competições nas quais, inclusive, o Brasil vencera a Itália em quatro oportunidades, quatro goleadas, sendo duas nas finais da Copa dos Campeões.

Apesar do recente retrospecto negativo diante do Brasil, a Itália não se intimidou com o Maracanã lotado, todos esperando mais um show brasileiro diante da velha rival. Ledo engano. A Itália comandou o placar e, mesmo chegando a ceder o empate no começo do 2º tempo, 2x2, arrancou para a vitória sem dar chances ao Brasil, fechando a partida com um gol no último lance, 5x2.

Foi um resultado importante para a Itália, o time da bota vinha de uma crise de resultados desde a conquista da última Copa do Mundo - inclusive, ocasião quando, pela última vez, vencera o Brasil (na final da V Copa) -, foi rebaixado para a segundona da Copa Rocca, além da humilhação sofrida pelas derrotas para o Brasil na reta final do VI Grand Slam, inclusive os clubes da federação di calcio vinham dando vexames nas competições internacionais. Dessa forma, a conquista da Top 16 representou não só uma vingança contra o Brasil pelas recentes derrocadas, mas sim a ressureição da Azzurra, à volta da bota ao rumo das conquistas. Se o time perdeu a última corrida dos campeões nos metros finais, na corrida que se inicia, já larga na frente, liderando após a esta primeira etapa cumprida.

O Brasil, vice-campeão, lamentou. Mas veio o reconhecimento pela excelente final jogada por parte dos italianos, uma hora a Itália tinha que voltar à vencer o Brasil. E voltou justo em uma final, e em pleno Maracanã. Brasil e Itália já se enfrentaram em finais quatro oportunidades, este foi o terceiro triunfo italiano que, ainda tem uma vitória em final de Copa do Mundo sobre o Brasil.

Além disso, o futebol praticado por ambas equipes na Top 16 já denunciava que dessa vez seria muito mais dificil vencer a Itália, tanto que o time italiano terminou o certame com um ataque mais positivo que o Brasil, entretanto, o melhor ataque da competição foi o da Croácia, 3ª colocada, com 18 gols em 4 jogos. O Brasil não vinha apresentando um futebol dos sonhos neste início de Grand Slam - que é o início da Sétima Era de competições da FIFME - muitos se perguntavam quem iria barrar o Brasil, e foi, justamente, a Itália - uma ironia que, pelo lado italiano, veio em ótima e importante hora. Mas o time ainda teve um consolo, o artilheiro dos Top 16 foi Ronaldo Nazari, centro-avante camisa 9 tupiniquim, que balançou a rede 7 vezes na copa mundial.

 


O momento final da partida captado pelas lentes da TV FIFME.

Score final da partida que fustrou o público no estádio do Maracanã, Rio d Janeiro

Zoom
Pôster da Itália - a primeira campeã do VII Grand Slam da FIFME

Zoom
Cerimonial da final no Rio de Janeiro:
Brasil X Itália

Zoom
A festa da Itália com o placar do jogo final que valeu a taça da Top 16 World Cup

Mais sobre a II Top 16 World Cup:

21 Nov 2009

 

GALERIAS:

RANKINGS
CAMPEÕES
CAMPEÕES MUNDIAIS
GRAND SLAM
TÍTULOS
AWARDS
SALA DE TROFÉUS
HALL DA GLÓRIA
CLUBS HALL
HISTÓRIA

ESTATÍSTICAS:
RECORDS
ARTILHEIROS
GOLS DE PLACA
CLÁSSICOS
PÁGINA NEGRA
NÚMEROS
FINAIS

MULTIMÍDIA:

TV FIFME
RÁDIO FIFME
FOTOS
PÔSTERS
MEMÓRIA

MUSEU FIFME

PARCEIROS:

INTERCÂMBIO TÉCNICOS
COMPETIÇÕES
RANKINGS
PEDROOM
MCM 1900
MBC
FFM
VILA EMA
DA VINCI BOTÔES



 

Topo

Copyright©1982®FIFME
Topo | Home
FIFME Sound Track - Ouça