FIFME - Federação Internacional de Futebol de Mesa

HOME

NOTÍCIAS

e-Shop FIFME

MAPA DO SITE

CONTATO

BOLA ROLANDO:

EM ANDAMENTO
AMISTOSOS
.- FUTSAL
TORNEIOS
ELIMINATÓRIAS
CAMPEONATOS
.- COPA ROCCA
.- INTERCONTINEN.
.- CHAMPIONS
COPAS DO MUNDO
CLUBES
.- TORNEIOS
FUTSAL

FEDERAÇÃO:

LIGA DE SELEÇÕES
.- MASTERS
LIGA DE CLUBES
LIGA DE FUTSAL
.- ANTIGA LIGA
.- SUB-17
.- VÁRZEA
LIGA DE PRAIA
.- GAÚCHA
LIGA PRÓ
SUBBUTEO LEAGUE
CONFEDERAÇÕES
ESTÁDIOS
SEDE & INFRA
ARBITRAGEM
.- REGRAS
PRESIDÊNCIA
.- ESTATUTO

BOTÕES:

TODOS BOTÕES
.- ÍNDICE
.- ESPECIAIS
.- COLEÇÕES
.- .- CBF
EX-FILIADOS

 

 

Topo

Permanecendo sem títulos nas quadras, Brasil perde nos penaltis a decisão do Grand Prix Internacional para a Alemanha após mais um fantástico empate em 9x9

A Alemanha é a primeira campeã da pioneira competição internacional envolvendo somente seleções da Liga de Futsal FIFME, o título veio na vitória sobre o Brasil na final do Grand Prix Internacional após dramática partida decidida somente na séria alternada de cobranças de penalidades máximas.

A competição foi a primeira a envolver um elevado número de seleções recentemente filiadas à Liga de Futsal, contando com um total de 20 países divididos em 5 grupos na fase inicial da disputa. Tais números dão ao campeonato o status de "Copa do Mundo" da Liga de Futsal. O GP foi, também, a primeira competição a ser disputada na nova quadra oficial da federação, o ginásio Futsal FIFME.

A Alemanha sobreviveu ao "grupo da morte", que contava com Ucrânia, Espanha e Uruguai, classificando-se em primeiro lugar. Nas quartas-de-finais, passou tranquilamente por Portugal e, na semifinal, bateu a até então invicta Itália em dura partida que precisou do tempo-extra para ser concluída.

Na final, o time germânico enfrentou o Brasil, que vinha de boa campanha, sendo campeão de seu grupo e avançando à decisão deixando para trás Inglaterra e Rússia. A decisão teve gosto de tira-teima e vingança para os alemães, uma vez que os dois países se enfrentaram recentemente na decisão do mundial de Beach Soccer, ocasião na qual o time canarinho sagrou-se campeão sobre os bávaros.

A final

A partida que definiu o campeão do Grand Prix foi épica. A Alemanha comandou o placar durante os dois tempos da partida, entretanto não conseguiu vencer. Após empate em 3x3 na etapa inicial e em 6x6 na etapa final, o jogo foi para a prorrogação.

Na prorrogação, o time canarinho conseguiu virar o marcador mas, assim como a Alemanha durante o tempo normal da partida, não soube segurar o placar e cedeu o empate.

Zoom
O pôster dos campeões

Zoom
A Final do GP: Alemanha
x Brasil - nas quadras, uma reprise da recente final do mundial de beach soccer

Zoom
Se na areia a festa foi canarinho, nas quadras a festa foi bávara

Zoom
Se na areia a festa foi canarinho, nas quadras a festa foi bávara

O jogo foi para a decisão em penalidades máximas após terminar com o estupefante placar de 9x9, o mesmo da partida entre Brasil e Inglaterra pelas quartas-de-finais, quando o Brasil bateu o time britânico por 3x2 nos penaltis.

Entretanto, o Brasil não teve a mesma sorte na decisão dos penaltis durante a final, após empatar na série inicial de cinco cobranças em 3x3, perdeu na terceira série de cobranças alternadas por 1x0. Placar final agregado de 13x12 para os germânicos. A TV FIFME acompanhou a decisão na íntegra.

Na quadra, a Alemanha conseguiu dar o troco no Brasil pela derrota na final do mundial de beach soccer. Já o Brasil, permanece sem nenhuma conquista nas quadras e, também, pela Liga de Futsal. Este foi o segundo vice canarinho que, além de perder a final do GP, também foi vice na Liga Mundial, competição vinculada à Liga Profissional. O Brasil terminou a competição com o melhor ataque, com um total de 37 gols em 6 jogos.

Roubalheira germânica

Houve muita controvésia na decisão, o Brasil saiu de campo atribuíndo a derrota à um suposto "apito amigo" germânico. A reclamação se deu em função do árbitro anular o re-início da partida no segundo tempo da prorrogação, após o time canarinho ter aberto dois gols de vantagem no marcador. A anulação, entretanto, foi legítima, dado que os goleiros das equipes estavam invertidos, ou seja, o Brasil marcou dois gols sobre o seu próprio goleiro que, naquele momento, estava na meta alemã.

Os brasileiros ainda fizeram menção a conturbada classificação alemã na primeira fase, quando os germânicos conseguiram a vitória sobre o Uruguai que garantiu à passagem às quartas-de-finais com um gol anotado após marcação de uma falta-dupla que resultou em tiro-livre direto de fora da área, quando o tempo de jogo já estava esgotado e depois de muito bate-boca entre bávaros e celestes. Tanto Brasil quanto Uruguai alegam que aquela falta não ocorreu, opinião não compartilhada pelo árbitro da partida. A derrota tirou do Brasil a chance de se classificar para a Copa do Mundo de Futsal, o time canarinho terá de brigar por uma vaga ao mundial através da Fase Eliminatória ao lado de outras três seleções americanas (Argentina, Peru e México).

A vitória no Grand Prix deu à Alemanha a liderança na Galeria dos Campeões do futsal no âmbito de seleções. A Alemanha ficou sozinha no topo com duas conquistas e quatro pontos-título, a do GP e da II Copa Intertoto, competição ligada a Liga Profissional. No Ranking de Títulos geral do futsal, a Alemanha apareceu pela primeira vez na lista ocupando a 5ª posição. O título, por fim, classificou a Alemanha na última vaga para a disputa da Copa dos Campeões do Futsal, competição que começa logo na sequência de disputas previstas pela liga.

Na decisão do 3º lugar, após estar perdendo por 2x0 na etapa inicial, a Rússia empatou o jogo e virou sobre a Itália na prorrogação, 6x4, garantindo o bronze no GP.

Mais sobre o Grand Prix Internacional:

Futsal FIFME
Final - Viena - 12 Jul 2010

Alemanha ; 13 x 12 ; Brasil
1º tempo: 3 x 3
2º tempo: 6 x 6
Prorrogação: 9 x 9
Penaltis: 4 x 3

Números:

  • Jogos: 38
  • Gols: 245
  • Média: 6,4
  • Melhor ataque: Brasil, 37 gols

Veja também o VT Completo da decisão na cobertura da TV FIFME.

 

12 Jul 2010

 

GALERIAS:

RANKINGS
CAMPEÕES
CAMPEÕES MUNDIAIS
GRAND SLAM
TÍTULOS
AWARDS
SALA DE TROFÉUS
HALL DA GLÓRIA
CLUBS HALL
HISTÓRIA

ESTATÍSTICAS:
RECORDS
ARTILHEIROS
GOLS DE PLACA
CLÁSSICOS
PÁGINA NEGRA
NÚMEROS
FINAIS

MULTIMÍDIA:

TV FIFME
RÁDIO FIFME
FOTOS
PÔSTERS
MEMÓRIA

MUSEU FIFME

PARCEIROS:

INTERCÂMBIO TÉCNICOS
COMPETIÇÕES
RANKINGS
PEDROOM
MCM 1900
MBC
FFM
VILA EMA
DA VINCI BOTÔES



 

Topo

Copyright©1982®FIFME
Topo | Home
FIFME Sound Track - Ouça